O governador Elmano de Freitas (PT) prepara uma reforma administrativa na gestão estadual do Ceará. As mudanças deverão ser definidas ainda este mês e se concretizarão a partir do começlo de 2025, informou o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo e recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa.
Entre as mudanças deverá estar a ida para o governo do deputado estadual Fernando Santana (PT). "Acredito que o deputado Fernando foi chamado e deverá assumir uma cadeira de secretário estadual. Deve estar indo para o governo nessa minirreforma administrativa que o governador deve operar agora em dezembro para começar a partir de 1º de janeiro", disse Aldigueri.
Antes de ir para uma secretaria estadual, Santana deverá assumir a presidência da Assembleia, mas por pouco tempo. Ele é o atual 1º vice-presidente e herdará o cargo com a renúncia do hoje presidente Evandro Leitão (PT), que tomará posse como prefeito de Fortaleza em 1º de janeiro. A posse de Aldigueri no cargo será só em 1º de fevereiro. Santana ficará na função ao longo do mês de janeiro, para completar o mandato da atual mesa diretora.
No primeiro governo Camilo Santana (2015-2018), Fernando Santana foi secretário adjunto do gabinete do governador, em papel de articulação política com prefeituras.
(Com informações Érico Firmo/O Povo)