quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Alece aprova redução da jornada de trabalho para servidores que têm dependentes com deficiência


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão plenária na terça-feira (3), projeto de lei que trata sobre a redução de até 50% da carga horária de servidores públicos estaduais que possuam cônjuge, filhos ou dependentes com deficiência. Além desse, foram aprovados outros cinco projetos do Poder Executivo e um de autoria da Mesa Diretora da Casa.

O projeto de lei n.º 124/2024, de iniciativa do Poder Executivo, estabelece jornada especial de trabalho para servidores públicos estaduais e prevê redução da carga horária entre 30% e 50% da jornada ordinária, a ser definida mediante perícia oficial biopsicossocial, ampliando a proteção já existente na Lei Estadual n° 11.160/1985.

Até então, a legislação contemplava apenas mães servidoras com filhos deficientes e limitava a redução a duas horas diárias. O novo texto estende o benefício para servidores que tenham cônjuge e outros dependentes com deficiência, como pais e irmãos, que necessitem de assistência especial. A matéria foi aprovada com emendas de autoria dos deputados Romeu Aldigueri (PDT), Renato Roseno (Psol) e Jô Farias (PT).

Últimas notícias