quarta-feira, 27 de novembro de 2024

TSE rejeita recurso do PDT Nacional e mantém desfiliação de deputados cearenses


O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que autorizou deputados estaduais hoje filiados ao PDT deixarem o partido sem prejuízo aos respectivos mandatos.

O TSE negou o recurso do PDT Nacional que era contra a decisão do TRE-CE a favor da desfiliação de 14 deputados estaduais do partido. A decisão foi unânime.

Os ministros André Mendonça, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Floriano de Azevedo Marques e Kássio Nunes Maques foram favoráveis a negar o recurso do PDT Nacional.

Fazem parte do processo de pedido de saída os deputados, entre efetivos e suplentes: Bruno Pedrosa, Osmar Baquit, Guilherme Bismarck, Guilherme Landim, Helaine Coelho, Salmito Filho, Jeová Mota, Sérgio Aguiar, Lia Freitas, Marcos Sobreira, Oriel Nunes, Antonio Granja e Romeu Aldigueri. Eles são ligados a Cid Gomes e fazem parte da base governista no Estado.

A mudança deve impactar na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (Alece), já que Romeu Aldigueri é o candidato da base e recebeu apoio de Cid e de Elmano. 

Havia rumores de que ele iria se filiar ao PT, o que manteria a divergência que levou ao estremecimento da relação de Cid e Elmano. O senador questionava a concentração de poder do PT e defendia o compartilhamento de poderes. 

Últimas notícias