sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Seinfra homenageia gestores com inauguração da Galeria dos Ex-Secretários da Infraestrutura do Ceará


Como forma de homenagear todos os gestores que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Estado, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), a Galeria dos Ex-Secretários da Infraestrutura do Ceará, localizada no segundo andar do edifício Seinfra/SRH, no Centro Administrativo do Cambeba. O evento marcou mais uma celebração referente aos 25 anos de história da Seinfra, completados neste mês de novembro.

Com a presença de cinco dos sete ex-secretários da Infraestrutura do Ceará, além de colaboradores e presidentes de vinculadas da Seinfra, o evento relembrou momentos icônicos da história da pasta, marcada por importantes entregas e o compromisso com a construção de um futuro mais próspero para o povo cearense. Para o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, celebrar o passado é uma forma de construir bases sólidas para os projetos futuros do Estado.

“É preciso reconhecer e valorizar o passado, trabalhar no presente e construir o futuro. Estamos muito felizes de homenagear, com muita justiça, os ex-secretários que tanto contribuíram para a modernização e o desenvolvimento do Estado do Ceará, por meio de ações na Seinfra. Seguiremos trabalhando para fortalecer, cada vez mais, essa secretaria e entregar ainda mais oportunidades, mais acessos e qualidade de vida para toda a população cearense”, destaca o secretário Hélio.


Participaram da cerimônia os ex-secretários da Infraestrutura, Francisco Maia Júnior (novembro de 1999 a abril de 2002); Luiz Eduardo Moraes (janeiro de 2003 a dezembro de 2006); Adail Fontenele (janeiro de 2007 a dezembro de 2014); Lúcio Ferreira Gomes (fevereiro de 2017 a dezembro de 2022); e Antônio Nei de Sousa (janeiro de 2023 a maio de 2024). Além deles, o evento contou com a presença do presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Miguel Nery, e do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Plínio Saboya.

Uma história de desenvolvimento

Primeiro secretário da Infraestrutura do Ceará, Francisco Maia Júnior ressaltou que a Seinfra nasceu para concretizar os grandes projetos necessários para o desenvolvimento do Ceará no final da década de 1990 e início dos anos 2000. “O Estado precisava do açude Castanhão, da universalização dos acessos rodoviários, de um novo porto, de aeroportos, além de uma infraestrutura de energia capaz de receber as energias renováveis. Todo esse trabalho de fortalecimento e estruturação foi feito pela Seinfra, para promover o desenvolvimento”, destacou.

Secretário da Infraestrutura por quase quatro anos, Luiz Eduardo Moraes também pontuou que a Seinfra “tem tudo a ver” com o desenvolvimento do Estado. “A Secretaria contribuiu com a eletrificação rural e com acessos pavimentados a todos os municípios do Ceará. Além disso, construiu aeroportos, um porto, ferrovias e trabalhou, ainda, no abastecimento de água e no saneamento sanitário de diversos pontos do Ceará. Todas as obras se concentravam na Seinfra e, com isso, a pasta permeava todas as áreas do Governo do Ceará”, disse o ex-secretário.

Secretário mais longevo da história da Seinfra, tendo exercido o cargo de janeiro de 2007 a dezembro de 2014, Adail Fontenele afirmou que a secretaria “se impôs” ao longo deste século, perpassando diferentes governos e entregando resultados significativos para a população cearense. “É uma secretaria de muita importância e que deu a condição necessária para o Ceará experimentar um surto de desenvolvimento muito grande. Tudo o que foi feito nesta pasta contribuiu decisivamente para o desenvolvimento que hoje vemos no nosso Estado”, apontou.

Atual diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, o ex-secretário Lúcio Ferreira Gomes também destacou o protagonismo da Seinfra nos últimos anos. “Ela está como protagonista de praticamente todas as grandes obras de infraestrutura que alavancaram o desenvolvimento do Ceará. Vale também destacar os investimentos em rodovias; na área de eletricidade, que levou energia para diversas comunidades do Ceará; e em edificações em geral, com a construção de escolas, postos de saúde e equipamentos da área de segurança pública”, disse.

Por fim, o ex-secretário Antônio Nei ressaltou o papel da Seinfra no aspecto da construção e manutenção da malha viária do Estado, que é destaque no Brasil, assim como o trabalho no campo energético, de modo a oferecer à população o acesso às energias renováveis. “É uma secretaria que engloba vários assuntos e que possui um esforço conjunto para desenvolver o nosso Estado. Espero que nos próximos anos a Seinfra se fortaleça ainda mais, pois ela tem toda condição e estrutura para fazer grandes obras e ajudar o Governo do Ceará”, comentou.

Últimas notícias