A última sexta-feira do mês de novembro, conhecida
como Black Friday, assim como o período que a antecede, movimenta o
mercado e turbina as vendas nos comércios de todo o País. Na data, o consumidor
se depara com inúmeras ações promocionais e precisa ficar atento para
identificar as oportunidades, ofertas e também possíveis fraudes.
A assessora técnica do Programa de Orientação, Proteção e
Defesa do Consumidor (Procon Assembleia) da Assembleia Legislativa do Estado do
Ceará (Alece), Telma Valeria Pimentel, explica que o momento demanda cuidado
para que o comprador possa fazer um bom negócio.
Nos casos em que o consumidor tenha o objetivo de adquirir
um bem específico, a assessora orienta que seja feito um monitoramento dos
preços praticados ao longo do tempo, assim será possível identificar se a
promoção do lojista vale a pena ou não. “Caso o consumidor queira uma geladeira
nova, por exemplo, cabe realizar pesquisas diárias em lojas de referência do
mercado, para comparar com os valores oferecidos nas datas da promoção”,
explica.
Já com relação às compras pela internet, Telma Valeria
alerta para que o consumidor cheque as informações do vendedor, assim como a
veracidade da página virtual de vendas, atentando-se aos links de acesso e
avaliações publicadas em sites confiáveis. “Antes de efetuar uma compra
on-line, é preciso principalmente verificar a credibilidade daquela plataforma,
se há reclamações na internet e qual seu grau de resolução. Quando a oferta
parece boa demais, desconfie, geralmente é falsa”, alerta.
Nesse sentido, a assessora defende que o usuário priorize
estabelecimentos que oferecem formas de pagamentos diversos e seguros, como
cartão de crédito digital, pois, nos casos em que o produto não é entregue ou o
comprador se torna vítima de alguma fraude, é possível solicitar estorno do
valor que foi pago à administradora do cartão.