Ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca, o deputado estadual De Assis Diniz (PT) realizou pronunciamento na sessão desta terça (5), na Assembleia Legislativa, sobre a 68a Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (EXPOECE), a ser realizada de 10 a 17 de novembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. “A EXPOECE é um dos maiores e mais importantes eventos do Nordeste. Uma vitrine para a produção agropecuária do Estado, que oferece uma oportunidade para os produtores rurais trocarem experiências e fazerem negócios.
Além disso, é um evento cultural e turístico, que divulga Ceará para todo país. Como diferencial, o desenvolvimento ambientalmente sustentável será uma das características marcantes do evento deste ano”, ressaltou.
A EXPOECE traz novidades, como a área de 600 m2 dedicada à inédita exposição de animais de estimação (cães e gatos), com competições de raças com a presença de jurados estrangeiros e brasileiros, adoções e um espaço comercial voltado para empresários do setor pet. De acordo com projeção da Associação dos Criadores do Ceará (ACC), neste ano, a feira deverá movimentar mais de R$ 12 milhões em negócios, envolvendo mais de 5 mil animais. Pela primeira vez, a Expoece contará com a participação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além disso, haverá coleta seletiva solidária, por meio de uma parceria da Sema, ACC e a Rede de Catadores para a coleta dos resíduos.
A EXPOECE 2024 também contará com o Museu dos Répteis, valorizando a fauna cearense, e um Campeonato de Queijos, onde serão expostos vários tipos de queijos derivados do crescimento da produção leiteira. Haverá ainda a inédita Tenda Sustentável Eugênio Peixoto, um espaço inovador criado pelo Projeto Rotas Turísticas do Ceará para divulgação de produtos integrados entre Agricultura Familiar, Turismo e Meio Ambiente. “A Tenda visa a sustentabilidade por meio de ações socioambientais (distribuição de mudas, palestras temáticas, rodas de conversa, dentre outros)”, explicou De Assis.