Divulgação Ascom/Mirante |
Originalidade, empoderamento feminino e exposição de produtos regionais. Tudo isso será encontrado na segunda edição do Caldas Reggae, projeto do Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que será realizada no sábado, 19, a partir das 19h, na Vila do Caldas.
Com atrações que firmam o reggae como movimento de resistência, os artistas Guga Brito, Natcongo, Junior Dread & Freedom Sounds levarão shows embalados por muita musicalidade, história e performances diferenciadas.
Os artistas apresentarão trabalhos autorais e também músicas que combinam ritmos jamaicanos com as manifestações culturais do Cariri, a mistura de clássicos do gênero com novas sonoridades, criando uma atmosfera única e envolvente.
E paralelo ao Caldas Reggae, será realizada a culminância da oficina Nagô para iniciantes de Tranças, às 18h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, onde o público regueiro poderá trançar seu cabelo. Essa oficina acontecerá também nos dias 16 e 17, em dois horários, 8h30 às 12h30 e das 13h às 17h.
Ministrada pela facilitadora Débora Sales, a oficina Nagô para iniciantes de Tranças contempla o ofício e o protagonismo feminino, reconhecendo e legitimando o território caririense no resgate e promoção da cultura negra e propõe despertar nas participantes as habilidades técnicas e estéticas de tranças nagô, utilizando os meios disponíveis para que seja estimulada a inventividade das participantes.
Outra novidade nessa edição do Caldas Reggae é o intercâmbio entre a Feira Mirarte Caldas de produtos Orgânicos e Artesanais e feiras convidadas. Na ocasião, as feiras do Cariri Criativo e do Coletivo Ipê estarão presentes a partir das 18h. O intuito é fomentar a economia criativa, gerando renda na comunidade local e valorizando os saberes e fazeres dos microempreendedores, oportunizando e fortalecendo o turismo de base comunitária.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.