A partir desta sexta-feira (11), mais de 2 mil sites de apostas online, os chamados bets, serão bloqueados no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (10). Segundo o ministro, o governo enviou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma lista com mais de 2.040 plataformas que operam de forma irregular e que não solicitaram a autorização necessária dentro do prazo estabelecido.
Haddad recomendou que os usuários retirem seus fundos dessas plataformas até o fim do dia, pois, a partir de amanhã, será mais “complexo encontrar um caminho de resgate” para os valores depositados nesses sites. “O ideal é que as pessoas tomem as providências para restituírem aquilo que lhes é devido. Caso isso não aconteça, nós não temos neste momento uma alternativa tecnológica disponível”, alertou o ministro.
As empresas de telecomunicações e provedores de internet, sob orientação da Anatel, serão responsáveis por bloquear o acesso a esses sites em todo o território nacional. “As operadoras de telefonia, seguindo as diretrizes da Anatel, irão impedir o acesso a essas plataformas no Brasil, e as 20 mil prestadoras de serviços de internet no país também serão mobilizadas para executar esse bloqueio”, explicou Haddad.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel, informou que a agência já começou a notificar as principais operadoras para garantir que o bloqueio dos sites ilegais ocorra de forma imediata, cumprindo as medidas adotadas pelo governo.