Líder do Governo na Câmara, o deputado federal cearense José Guimarães (PT) disse ter ligado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória de Evandro Leitão (PT) no 2º turno das eleições municipais em Fortaleza. A revelação foi durante entrevista ao programa O POVO News, edição extra, no YouTube do O POVO, neste domingo, 27.O deputado disse que o presidente Lula falou em ligação que “Fortaleza é o oásis do projeto nacional do PT”. Guimarães calculou também que não foi fácil derrotar o bolsonarimo na cidade.
“Essa vitória tem um significado muito grande”, avaliou o deputado, que destacou a proporção que as eleições de Fortaleza atingiram no país. “Foi a capital que fez diferença, (...) virou disputa nacional”, comentou.
Ao falar sobre os esforços dos apoios políticos para Evandro Leitão, o deputado evidenciou o peso disso no resultado.“É claro que, para essa vitória, nós temos que levar em conta o papel do PT, do governador Elmano, do papel do Camilo Santana, que foi, digamos assim, o maior cabo eleitoral (...) junto com o presidente Lula”, afirmou o deputado, que deu ênfase também na base de militância do PT.
Avaliando o resultado acirrado desse 2º turno, Guimarães destacou que a vitória não pode encobrir os desafios que terão. Disse ainda que ganhar a eleição com vantagem de 10 mil votos é muito pouco.Guimarães avalia que “o desafio é pensar um grande governo para Fortaleza” neste pós resultado de vitória e retomada do PT no comando da Capital desde a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), em 2008.Candidatura ao Senado em 2026Guimarães destacou sua trajetória no Partido dos Trabalhadores (PT). “Eu nunca abri mão de defender o PT”, falou o deputado federal sobre sua relação com o partido. Quanto a uma possível candidatura à Presidência do partido, o deputado avalia que não há como “discutir a sucessão da presidenta Gleisi sem passar pelo Ceará”.
Mas os planos são outros. Guimarães deixa claro seu desejo de disputar uma vaga no Senado em 2026 e espera contar com o apoio do presidente Lula. “Eu quero muito que ele (Lula) seja meu, digamos assim, patrocinador na candidatura ao Senado em 2026”, disse.