Em seis meses, o programa “Meu Celular” resultou na recuperação de aproximadamente quatro mil aparelhos, uma média de 22 celulares resgatados por dia. Os números foram apresentados pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), em solenidade realizada nesta segunda-feira, 21.
Elmano apresentou o quantitativo afirmando que 3.249 celulares já foram entregues aos seus respectivos proprietários e, no evento desta segunda-feira, outros 600 retornaram ao domínio dos donos. Dessa forma, 3.849 aparelhos foram recuperados desde o início do programa.
O chefe do Executivo estadual frisou que, se os proprietários estavam ali para recuperar seus aparelhos, é um sinal de que, “de alguma maneira o sistema de segurança falhou”.
“Nós temos que ter a humildade de reconhecer e estamos aqui na busca de tentar devolver uma propriedade que é de vocês”, reforça o petista.
A ferramenta foi criada em abril deste ano com a finalidade de auxiliar as Forças de Segurança na recuperação de aparelhos roubados, furtados ou perdidos. O sistema utiliza informações fornecidas pelos proprietários em Boletins de Ocorrência (BOs). Com base nisso, os agentes de segurança identificam os aparelhos subtraídos em abordagens policiais.