O primeiro edital de política de Estado específico para mulheres do meio rural criado pelo Governo do Ceará revelou o potencial empreendedor feminino nas comunidades do semiárido cearense.
Lançado no dia 19 de março, o edital Mulheres Rurais, ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Projeto São José, teve quase três mil propostas de negócios agrícolas e não agrícolas inscritas. Dentre as 763 propostas classificadas, 200 foram selecionadas.
“O edital Mulheres Rurais é uma iniciativa fundamental para levar mais dignidade e oportunidade para as mulheres cearenses que, com sua força de trabalho no campo, fazem a diferença no Ceará. Esta é mais uma ação que reflete o compromisso do Governo do Ceará e do governador Elmano de Freitas com as políticas públicas para a população rural do nosso estado”, pontuou o secretário da SDA, Moisés Braz.
O edital contou com uma diversidade de propostas inscritas de mais de 75 municípios de todas as regiões do estado. As propostas de negócios são nas atividades de avicultura (48), beneficiamento de alimento (41), apicultura (24), olericultura (18), hortifruti (14), hortifrutigranjeiro (13), artesanato (11) e outras (31).
“Os projetos de cada uma vem do desejo de servir a todos, de cuidar do meio ambiente, de incentivar a todas as mulheres a também realizarem seus projetos. De gerar emprego, de baratear o preço dos produtos, de proporcionar uma vida mais saudável e de não precisar se separar de seus familiares em busca de emprego”, disse Maria Claudiana Ximenes, moradora do município de Crateús.
O perfil das mulheres rurais inscritas foi um dos fatores de destaque revelados pelo edital. Elas são indígenas, atingidas por barragens, pescadoras, jovens e outras.
O Projeto São José tem atuado para garantir, por meio das salvaguardas, a participação ativa das mulheres, sejam beneficiárias dos projetos de inclusão econômica ou acesso à água, assim como nos processos de capacitação. E, agora, por meio de um edital específico.
Edital Mulheres Rurais
O Edital Mulheres Rurais (nº 01/2024) é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizado pelo Projeto São José que, por meio da Lei Complementar nº 330, de 14 de junho de 2024, dispõe sobre ação de apoio técnico e financeiro às mulheres rurais no âmbito do Acordo de Empréstimo nº 8.986-BR. Serão investidos cerca de R$ 6 milhões em projetos agrícolas e não agrícolas.