NOTA À IMPRENSA
A Coligação Fé, União e Trabalho, representada pela candidatura de Fernando Santana (PT), à Prefeitura do Município de Juazeiro do Norte, vem a público esclarecer sobre fatos propagados de maneira inverídica e leviana por “pseudo veículo de comunicação”, cuja finalidade não é outra senão levar a população ao erro maculando a imagem do candidato que mais cresce nas intenções de voto do eleitorado local, conforme os últimos levantamentos realizados pelos Institutos Opinião e Ipec.
Tal instrumento de propagação de Fake News, useiro e vezeiro em tal conduta, responsabilizou o nosso candidato pelo afastamento da Delegada de Polícia Federal Josefa Maria Lourenço da Silva de suas atividades, por determinação do diretor geral do aludido órgão, deixando entendimento de que tal afastamento teria como motivação investigações lançadas em desfavor do candidato e da Coligação.
A verdade dos fatos, entretanto, é de que o afastamento fora determinado diante de clara suspeição da profissional, que se diga de passagem é excelente profissional da área de segurança pública, visto sua ligação com a atual gestão local do candidato à reeleição Gledson Bezerra (PODEMOS). O elo entre a profissional e a gestão local é a sua irmã, Joana Darc Lourenço da Silva, que, conforme Portaria n° 188/2024, de 02 de setembro de 2024, exerce cargo comissionado na atual gestão do candidato à reeleição.
Determina a Resolução n° 004-CSP/DPF/2015, art.6°, III, que A CONDUTA do agente deve ser: isenta, não participando de transações e atividades que possam comprometer a sua dignidade profissional ou desabonar a sua imagem pública, bem como da instituição.
Frise-se, ainda, a NECESSIDADE de IMPARCIALIDADE do agente no exercício de suas atividades, em obediência ao mesmo diploma.
A par da competência da Delegada de Polícia Federal em comento, para fins de lisura, isonomia e imparcialidade, sobretudo na preservação do interesse público dos procedimentos investigatórios eleitorais, NÃO É PRUDENTE, até mesmo para a imagem da profissional, sua atuação à frente dos atos eleitorais no pleito de 2024 em Juazeiro do Norte.
Não se pode duvidar da existência de claro CONFLITO DE INTERESSSE na atuação da profissional à frente das investigações e todos os demais procedimentos referentes ao pleito eleitoral em curso, visto sua irmã ser detentora de CARGO COMISSIONADO na gestão do prefeito que concorre à reeleição.
Afasta-se, obviamente, qualquer questionamento quanto à competência funcional da Delegada. Tampouco se coloca em xeque sua idoneidade moral e profissional. O que se busca, na verdade, é preservar a própria profissional e a instituição Polícia Federal, que goza de respeitabilidade e honradez de todo o povo brasileiro.
São, portanto, estes os fatos que levaram essa Coligação a requerer junto ao Diretor Geral da Polícia Federal, em Brasília, as providências cabíveis ao caso, na perspectiva de manutenção da lisura, da isonomia e do equilíbrio da disputa eleitoral neste município.
Atenciosamente,
Coligação Fé, União e Trabalho.