A 10 dias do segundo turno, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, mostrou que o candidato bolsonarista está desesperado com o crescimento da candidatura petista nas pesquisas para o pleito municipal. "Ele está desesperado com o nosso crescimento. A gente tem que continuar essa campanha de forma muito humilde, respeitosa. Nós não podemos cair na mesmice e também não podemos cair na narrativa deles. Portanto, peço a vocês: trabalho. Intensifiquem as atividades, os pedidos de votos. Cada voto é importante e tenho certeza que, no dia 27 de outubro, só vai dar 13", afirmou.
A declaração foi dada, na manhã desta quinta-feira, 17, em caminhada no Parque Santa Maria. Evandro 13 esteve acompanhado de uma multidão pelas ruas do bairro. Ele conversou com eleitores, tirou fotos, abraçou os moradores e fortaleceu compromissos com a população. Um desses compromissos foi as mulheres do município, que serão respeitadas na gestão de Evandro 13.
"Para as mulheres, nós temos importantes programas. Nós temos o Fortaleza da Mulher, em que nós iremos fazer uma busca ativa de mulheres chefes de família, para que elas possam empreender e, depois, com acesso ao crédito, colocar seus próprios negócios. A juventude e as mulheres terão um importante papel na nossa gestão, porque a juventude é o futuro da nossa nação, do nosso Estado e, também, é o futuro da nossa capital, assim como as mulheres, que têm de ser enxergadas. As mulheres têm de ter visibilidade. Também teremos um programa muito importante, chamado de Casa da Mulher de Fortaleza. Ela irá acolher mulheres que sofreram algum tipo de violência. As vítimas receberão atendimento psicológico, serão dados os encaminhamentos jurídicos, legais, em parceria com a Defensoria Pública e com o Ministério Público, para, se caso for, representar junto ao Poder Judiciário", garantiu.
A aposentada Lúcia Teixeira, 70, mora no Parque Santa Maria desde 1968. No aperto de mão com Evandro 13, ela lembrou que vota no Partido dos Trabalhadores (PT) desde que foi às urnas pela primeira vez e pontuou que o candidato bolsonarista representa uma ameaça para a sociedade. “Vou votar no Evandro, porque sempre voto no PT. Nós todos somos PT. Gosto muito do Evandro pelas propostas dele, pelo trabalho dele. Ele é muito experiente, desenrolado, tem sabedoria. Não gosto das propostas do outro lá. Ele é muito agressivo”, revelou.
Na caminhada, Evandro 13 salientou que trabalhadores autônomos terão o devido reconhecimento em sua gestão. Mediante capacitação e formação dos profissionais nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), ele irá estimular a economia da cidade. Além disso, Evandro 13 se comprometeu a tirar negócios da informalidade no município.
"Vamos criar o Centro de Formação Profissional dentro dos Cucas, para que, não só juventude, mas aquele e aquela que queiram empreender ou queiram colocar seu próprio negócio tenham essa condição por meio de uma formação, de uma capacitação. Implantaremos um programa chamado Ligeirinho, que vai dar condições, para que, por meio de orientação, você possa abrir sua empresa e também ter acesso ao crédito. Isso também irá tirar muitos autônomos da informalidade e colocar no mercado formal, para que ele também possa estar gerando sua própria renda", finalizou.