sábado, 5 de outubro de 2024

Pesquisa Datafolha Fortaleza aponta André Fernandes e Evandro Leitão no segundo turno. André 33%; Evandro 31% dos votos válidos; Wagner 17% e Sarto 14%


Pesquisa Datafolha contratada pelo O POVO, na véspera da eleição para prefeito de Fortaleza, apresenta o candidato André Fernandes (PL) com 33% das intenções de votos válidos e Evandro Leitão (PT) com 31%.

O levantamento aponta que o candidato do PL tende a ir ao 2º turno contra o candidato do PT.

Capitão Wagner (União Brasil) aparece na pesquisa com 17%. José Sarto (PDT) ficou com 14%. Os votos válidos excluem nulos, em branco e os que não sabem em quem votar.

 Confira o resultado:

André Fernandes (PL): 33%

Evandro Leitão (PT): 31%

Capitão Wagner (União Brasil): 17%

José Sarto (PDT): 14%

Eduardo Girão (Novo): 3%

Técio Nunes (Psol): 1%

George Lima (Solidariedade): 1%

Zé Batista (PSTU): 0

Chico Malta (PCB): 0

Total de votos

André Fernandes e Evandro Leitão seguem em crescimento na pesquisa. No total de votos, cada um subiu 3 pontos percentuais. André tem 30% do total de votos e Evandro, 28%.


Instituto Opinião aponta Guilherme Saraiva com 55,4% dos votos em Barbalha. Antônio Neto tem 27,3%


prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), lidera a corrida eleitoral no Município. É o que aponta a pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo OPINIÃO CE e divulgada neste sábado (5). Conforme o levantamento, o gestor tem 55,4% das intenções de voto do eleitorado, enquanto seu adversário no pleito, Antônio Neto (PSDB), aparece com 27,3%. O resultado diz respeito ao cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados.

Ainda de acordo com a pesquisa, 5,8% dos entrevistados optaram por votar branco ou nulo e 11,5% não sabem ou não responderam.

  • Guilherme Saraiva (PT): 55,4%;
  • Antônio Neto (PSDB): 27,3%;
  • Branco/nulo: 5,8%;
  • Não sabe/não respondeu: 11,5%.

O petista também lidera no cenário espontâneo, em que os postulantes não são apresentados aos entrevistados. Nesse caso, Guilherme aparece com uma vantagem menor, mas ainda relevante, somando 47,8% das intenções de voto. O candidato tucano também oscilou para baixo, aparecendo com 21,3%. Do total, 0,9% citou nome de outro candidato – pessoas que não disputarão o pleito -, 6,3% disseram votar branco/nulo e 23,6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, entrevistou 400 eleitores, de forma presencial. A margem de erro é de 4,89%. O índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-08836/2024

Mais de 200 profissionais da saúde tomam posse para fortalecer a rede pública estadual


“Eu estou pronto para entregar um olhar acolhedor, uma técnica eficiente, e, acima de tudo, empatia para com o povo cearense”. Foi o que o Álvaro Nepomuceno, que tomou posse nesta sexta-feira (4), garantiu entregar a partir de agora, como enfermeiro do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Agora servidor da saúde estadual, Álvaro denominou o momento, que dedicou ao pai e à avó paterna, como “realização de um sonho”.

“Eu estou muito feliz com essa conquista, esse sonho que está sendo concretizado. Um sonho que estou dividindo com a minha família, minha mãe, meu cônjuge, meus irmãos. Todos que estiveram comigo nessa caminhada. Essa é uma grande vitória, esperei muito por isso”, compartilhou.

Foi pensando em reforçar a área da saúde com servidores preparados, como o Álvaro, que o Governo do Ceará nomeou os 206 profissionais da saúde que tomaram posse para atuar nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia que aconteceu no Palácio da Abolição.

A posse cumpre mais uma etapa da incorporação dos 6.000 aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Ao todo, 2 mil profissionais foram convocados ao longo de 2023, sendo esta a sexta convocação desde o início das nomeações e a terceira convocação do concurso da Saúde neste ano de 2024. De acordo com a Sesa, mais de três mil ainda devem ser convocados até 2026.

Tânia Mara Coelho enfatizou a constante ação da pasta em busca da entrega do melhor serviço para os cearenses. “Para a gente, é uma imensa satisfação estar trazendo as pessoas que vão dar assistência de qualidade à população. São pessoas preparadas, profissionais que estudaram bastante para esse concurso. E a gente vai capacitar dentro das suas especificidades, para darmos uma assistência de qualidade à população, que é o que sempre almejamos”, pontuou.

Reforço da rede estadual

Os empossados desta sexta-feira (4) são da área médica (1), da área administrativa (8) e da área assistencial (197). Estes últimos, distribuídos da seguinte forma: um assistente social; 31 enfermeiros; quatro farmacêuticos; 18 fisioterapeutas; nove psicólogos; e 134 técnicos de enfermagem.

A secretária ainda explicou que os profissionais são alocados de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde do Estado. “Em todo chamamento fazemos a distribuição de acordo com a necessidade dos hospitais, então eles vão ser direcionados em diversas unidades. A gente sempre procura ouvir as necessidades que os diretores de hospitais vêm nos passando”.

Os profissionais empossados, serão lotados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH); Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); Hospital São José (HSJ); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (Coras) / Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais (Cepes); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Coordenadoria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas da Sesa (Cogep); Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho da Sesa (CEQVI; Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie); Superintendência da Região de Saúde Litoral Leste / Jaguaribe (SRLES); e Centro Especializado em Odontologia (CEO) Joaquim Távora.

Trabalhar em prol da população

A enfermeira neonatal Janine Alencar, afirmou que, a partir desta sexta-feira (4), sendo empossada como servidora pela Secretaria de Saúde do Ceará, o sentimento é, cada vez mais, de compromisso para trabalhar em prol do povo cearense. “Ser concursada, servidora, nos permite uma melhor organização, um maior qualidade de vida, mas nos dá também um sentimento mais forte de trabalhar em prol da população cearense, no meu caso, de enfermeira neonatal, dos nossos pequenos”.

Lotada no Hospital Geral Dr. César Cals, Janine, assim como Álvaro, também descreveu o momento como a realização de um sonho. “Esse era um sonho muito grande. Eu já trabalho pelo Sistema Único de Saúde (SUS) há muito tempo, mas hoje eu realizo o sonho de ser empossada. É um momento promissor que sempre busquei, e essa busca foi trabalhando muito”, concluiu.

Veja o que pode e o que não pode no dia das Eleições de 2024


Neste domingo, 6 de outubro, mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros irão às urnas escolher novos prefeitos e vereadores para 5.569 municípios. No Ceará, 6,9 milhões de eleitores e eleitoras irão votar nas Eleições municipais de 2024.

Para esta importante data, a Justiça Eleitoral tem normas que disciplinam o que pode ou não ser feito, seja pelos candidatos ou pelos próprios eleitores.

O que é permitido?

No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

O que é proibido?

A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral.

Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.

Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação.

A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.

Ações que são consideradas crimes no dia da eleição

Uma série de ações são vistas como crime durante as eleições:

o uso de alto-falantes e amplificadores de som;

a realização de comício ou carreata;

a persuasão do eleitorado;

a propaganda de boca de urna;

a divulgação de propaganda de partido ou candidato;

a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.

Desde o dia 1º de outubro e até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação consta do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Cidadão deve comunicar crime eleitoral

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada.

Juízas e juízes eleitorais poderão, a depender da natureza da infração, encaminhar as irregularidades para análise do Ministério Público.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

População vai às ruas para acompanhar mega carreata da vitória de Moésio/Solano, em Campos Sales


Campos Sales parou na noite desta sexta-feira (4), para acompanhar a Mega Carreata dos candidatos Moésio Loiola/Solano Feitosa.  Mais de mil veículos participaram da carreata que vai levar Moésio ao comando do município a partir de janeiro de 2025. A população saiu às ruas numa demonstração de apoio aquele que é reconhecido como melhor prefeito da história de Campos Sales.

Confira um pouco da megacarreata.


População nas ruas à espera da mega carreata.

Confira.




e-Título: acaba amanhã prazo para baixar e usar título de eleitor digital no 1º turno; saiba mais


Se você está pensando em usar o seu e-Título (título de eleitor digital) para votar no primeiro turno das eleições de 2024, para prefeitos e vereadores, marcado para domingo (6), atenção: o prazo para baixar ou atualizar o e-Título acaba neste sábado (5).

Para votar no segundo turno, nas cidades em que ele acontecer, será preciso ter o app atualizado até 26 de outubro. O documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições se você já tiver feito o cadastramento biométrico e, portanto, tiver a foto cadastrada no perfil do app.

Se você não tiver foto no e-Título, ou não conseguir baixá-lo a tempo, ainda poderá votar apresentando RG, identidade social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.

O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, não serve para permitir a votação.

O aplicativo também serve para consultar o local de votação, justificar a ausência nas eleições e emitir outros documentos junto à Justiça Eleitoral.

No final de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de 46 milhões de eleitores têm contas cadastradas no e-Título. Veja abaixo mais informações sobre o aplicativo:

Como usar o e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android (neste link) e iPhones (neste link).

Para começar a usar, é preciso clicar em "Começar no e-Título", selecionar o quadrado ao lado de "Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade" e, então, clicar em "Continuar".

O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em "Habilitar" e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações.

Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título:

Informe nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;

Clique em "Entrar no e-Título";

Confirme outros dados que forem apresentados, como local de votação, telefone, profissão – as informações são baseadas no cadastro feito ao emitir o título de eleitor impresso – e clique em "Finalizar";

Digite sua senha e clique em "Confirmar" – o e-Título pode informar que sua senha está desatualizada e pedir para você criar uma nova.

O e-Título pode pedir para fazer uma verificação por selfie. Se a opção aparecer para você, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em "Sim". Depois, clique em "Prosseguir" e siga as instruções para tirar a foto.

O aplicativo também pode oferecer a opção para você habilitar o acesso com a digital. Se você desejar essa alternativa, clique em "Ativar".

(Leia mais no g1.globo.com)

Megacarreata do 40 em Campos Sales


É hoje!

Os candidatos Moésio Loiola e Solano Feitosa  que representam a mudança em Campos Sales, realizam juntos o último ato da campanha que vem ganhando adesão de apoiadores em todos os cantos do município. 

A concentração acontece a partir das 16 horas, no aeroporto. De lá a caravana do 40 segue pelas principais ruas e avenidas em direção ao centro da cidade.

Eleitor não precisa ter biometria cadastrada para votar nas Eleições 2024


As eleitoras e os eleitores que estão com cadastro regular, mesmo que não tenham registrado sua biometria junto à Justiça Eleitoral, poderão votar normalmente nas Eleições 2024. Para verificar sua situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou utilizar o aplicativo e-Título. 

De acordo com estatísticas oficiais da Justiça Eleitoral, de um total de 6.935.539 eleitoras e eleitores aptos a votar no Ceará, 93,78% possui biometria cadastrada. 

Reabertura do cadastro

As eleitoras e os eleitores que ainda não registraram sua biometria poderão realizar o processo, assim como demais atualizações cadastrais, ainda neste ano, a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral reabrir pós-eleições.

Documentação para votar

São documentos aceitos para votar: Carteira de Identidade, Passaporte (mesmo vencido) ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteiras de categorias profissionais reconhecidas por lei, como a carteirinha da OAB, o Certificado de Reservista, a Carteira de Trabalho (em formato físico) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo fora da validade. Vale lembrar que o e-Título é válido para votar apenas para quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. 

O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor, não é obrigatório nem necessário para a votação, mas pode ser levado para facilitar o processo, principalmente para a verificação do número da seção eleitoral.

#PraTodoMundoVer

Card gráfico retangular de fundo branco. Ao centro, em letras grandes, o logotipo oficial das eleições de 2024. Este logotipo consiste numa hashtag (#) ao lado da frase “Voz da Democracia”, ambos em letras verdes numa fonte que imita pinceladas de tinta. Dentro da letra “O”, na palavra “voz”, está desenhado o círculo azul com faixa branca, presente na bandeira do Brasil. Abaixo, ainda compondo o logotipo, o complemento “Eleições 2024” em letras pretas.

Acácio Leite e Marcos Araújo arrastão multidão para finalizar campanha no Centro de Caririaçu. Confira as imagens.


O último comício de campanha atraiu milhares de apoiadores à Praça Padre Augusto, no Centro de Caririaçu. Ai estavam os candidatos que representam a continuidade do avanço em todas a áreas para o município, Acácio Leite/Marcos Araújo (PT). E público vibrou! Chegou a hora!. Neste domingo (6) de eleições, a gestão que dará continuidade ao legado do prefeito Edmilson Leite está pronta.

Veja como foi:



Alece se prepara para receber cerca de 4 mil eleitores no 1° turno das eleições de 2024


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está entre os 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições municipais deste ano. A preparação das sessões para o 1° turno por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) tem início na próxima quarta-feira (02/10). Para viabilizar os procedimentos, a Primeira-Secretaria da Alece publicou portaria suspendendo, até sexta-feira (04/10), as atividades na Casa.

No domingo (06/10) de votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Alece sediará 12 seções, com 4.001 eleitores aptos, da Zona Eleitoral 080. A abertura aos cidadãos e cidadãs ocorre às 8h da manhã (horário de Brasília), com o encerramento do pleito às 17h. 

Os eleitores e eleitoras devem se dirigir aos locais de votação munidos de um documento oficial com foto ou e-Título, caso tenha fotografia - o aplicativo funciona como uma versão digital do título de eleitor. É permitida ao eleitor a manifestação individual e silenciosa, assim como vestimentas e acessórios que expressem sua preferência, sendo proibido, em qualquer hipótese, aglomeração com caráter de propaganda e aliciamento do eleitorado. 

Após a correta identificação, o eleitor será direcionado à urna eletrônica para a escolha para o cargo de vereador, digitando 5 números, em seguida para prefeito, teclando os dois dígitos do candidato. Caso sinta necessário, o votante poderá levar à cabine uma colinha em papel com os dados dos seus escolhidos. O porte de celular na cabine de votação é expressamente proibido.

Para checar as candidaturas da sua cidade, os cidadãos podem acessar o portal virtual do Tribunal Superior Eleitoral - na página também é possível verificar dados das campanhas políticas, como doadores, gastos e dívidas. Em Fortaleza, por exemplo, são 09 candidatos a prefeito e a vice-prefeito e 771 registros de vereadores na disputa. 

O eleitor que tiver dúvidas sobre o seu local de votação pode consultá-lo por meio do site do TRE-CE,

No Crato - Candidato a vereador é preso por matar pai de outro candidato


Um candidato a vereador foi preso suspeito de matar a tiros o pai de outro candidato na cidade do Crato, no interior do Ceará, na noite desta quinta-feira (3).

O suspeito do crime é José Fernandes de Lima, conhecido como "Dedé Eletricista", de 62 anos, que concorre ao cargo na cidade pelo Partido Liberal (PL). Já a vítima é Claudemiro Pereira da Silva, de 47 anos, pai do candidato Clawdemy Nascimento, da Democracia Cristã (DC).

De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrência, uma equipe fazia um patrulhamento de rotina quando foi chamada por populares, que relataram sobre os disparos.

A equipe foi ao endereço indicado e encontrou "Dedé Eletricista" com uma arma na cintura, próximo ao local do crime. Durante a prisão, o suspeito disse aos agentes que tinha sido agredido anteriormente pela vítima e estava sendo ameaçado. A arma foi apreendida.

O candidato a vereador foi encaminhado a Delegacia Regional do Crato, onde foi autuado em flagrante por homicídio.

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, divulgou uma nota de pesar pela morte do pai do outro candidato.

"Repudio toda e qualquer forma de violência e espero que os responsáveis pelo crime sejam rigorosamente punidos pela lei. É urgente que busquemos a paz! Aos familiares, expresso meus mais sinceros sentimentos e minha total solidariedade neste momento tão difícil", diz um trecho da nota.

Evento gratuito para crianças acontece neste sábado, 5, em Barbalha


Neste sábado (5), o Parque da Cidade em Barbalha será o cenário do evento "Criança Leitora", promovido pela Só Educador em celebração ao Dia das Crianças e ao Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro. A programação, que começa às 16h, é gratuita e promete proporcionar uma tarde encantadora para crianças e suas famílias.

O "Criança Leitora" contará com atividades como contação de histórias, onde as crianças poderão se envolver em narrativas que estimulam a imaginação. Haverá também a distribuição de livros infantis, incentivando o gosto pela leitura desde cedo. Além dessas atrações, o evento incluirá diversas atividades lúdicas e educativas, garantindo diversão para todos os participantes.

Jaqueline Braga, uma das organizadoras do evento, destaca a importância da leitura na vida das crianças: _"O 'Criança Leitora' é um momento especial para estimular o amor pela leitura. Queremos que as crianças se divirtam e descubram o mundo mágico dos livros. Este evento também celebra a importância dos educadores que guiam esse processo."_

Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia por meio de um formulário online: https://forms.gle/FDipwnGfMySi7nqn7. Dentro do formulário, haverá um link para ingressar no grupo do evento, onde serão divulgadas novidades e informações importantes.

Serviço

Evento “Criança Leitora”

Data: 05 de outubro 

Horário: 16h

Local: Parque da Cidade - Barbalha/CE

Link de inscrição: https://forms.gle/FDipwnGfMySi7nqn7 


Guimarães anuncia visita de Lula a Fortaleza, no dia 11 de outubro, para entrega de 1.200 imóveis do Minha Casa, Minha Vida


O líder do Governo na Câmara, deputado José Nobre Guimarães (PT), anunciou, nesta quinta-feira (3), a volta do presidente Lula a Fortaleza, no dia 11 de outubro, para entrega de 1.200 imóveis do Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Cidade Jardim.

Guimarães não fez referência, mas a agenda presidencial coincide com o 2º turno da disputa pela Prefeitura da Capital. As pesquisas apontam uma provável segundo turno entre os candidatos do PT, Evandro Leitão, e do PL, André Fernandes.

As lideranças estaduais e nacionais do PT trabalham com a perspectiva da presença de Evandro na disputa contra André.

Evandro fez a campanha com a imagem colocada ao presidente Lula, ao Governador Elmano de Freitas e ao Ministro da Educação, Camilo Santana, o que o levou a ultrapassar adversários e ficar com um pé no 2º turno da corrida pelo Executivo Municipal. Já André construiu o palanque com o ex-presidente Bolsonaro.

Duas pesquisas de intenção de votos – Quaest e Datafolha, apontam Evandro e André na briga final pelo comando da Prefeitura. O Instituto Quaest aponta André com 25% das intenções de voto, Evandro com 23% e José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) com 18% cada. O Datafolha traçou cenário similar: André (27%), Evandro (25%), Wagner (17%) e Sarto (15%).

Roberto Pessoa diz que Dr. Aloísio está pronto para governar o Crato


Candidato à reeleição em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, o empresário Roberto Pessoa (União Brasil) esteve nesta quinta-feira (3), no Crato, para dar seu apoio ao candidato da oposição  Aloísio Brasil, do mesmo partido.

Pesquisas eleitorais apontam Roberto Pessoa com quase 80% da intenção de votos dos eleitores de Maracanaú e deve ter uma reeleição tranquila.

Nesta semana decisiva para as campanhas eleitorais Roberto tem se dedicado a fazer campanha para aliados em alguns municípios cearenses. Antes de chegar no Crato, havia passado por Jucás e Iguatu.

No Crato, durante encontro com a imprensa, Roberto Pessoa afirmou que "apesar das diversidades e de enfrentar um grupo poderoso Aloísio será eleito prefeito no Cratinho de Açucar. É assim, quando o povo quer, não tem jeito! Dr. Aloísio está pronto para governar o Crato".

Por sua vez, Dr. Aloísio agradeceu o apoio do amigo e conselheiro, afirmando ter acolhido os ensinamentos do experiente gestor de Maracanaú. "Foi Dr. Roberto quem me deu oportunidade de assumir vaga na Assembleia Legislativa. Fiz tudo que ele disse, me preparei e me sinto pronto para finalizar essa campanha já vitoriosa. Sou muito grato", afirmou.

No encontro também se fizeram presentes o candidato a vice Dr. Zé Adega (PL), vereadores e o ex-vice-prefeito do Crato, Raimundo Filho, hoje assessor especial do prefeito de Maracanaú.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Moésio Loiola sofre ameaça de morte em Campos Sales


Ex-prefeito de Campos Sales por dois mandatos, Moésio Loiola, agora novamente candidato a Prefeito na eleição do próximo domingo (6), registrou queixa de ameaça de morte, na Delegacia Municipal de Polícia Civil de Campos Sales. No Boletim de Ocorrência, Moésio relata que uma senhora o ameaçou de morte com disparos na cabeça. O crime foi cometido em ambiente virtual, onde a militante política adversária de Moésio em Grupo de Watts app o ameaça.

Moésio Loiola comunicará os fatos ao Juiz e ao Promotor Eleitoral e ao Senhor Secretário de Segurança Pública, de quem solicita providências.

Moésio Loiola que tem um histórico de paz em sua vida, tendo sido Deputado Estadual por sete mandatos, Prefeito de Campos Sales por dois mandatos, conclama a todos os envolvidos no processo eleitoral que sejam transmissores da paz e do amor e que o povo soberanamente possa escolher o futuro Prefeito de Campos Sales.

Deputado Davi de Raimundão conclama eleitores a exercerem o seu direito de voto neste domingo



O deputado estadual Davi de Raimundão está conclamando os eleitores no sentido de comparecerem às urnas neste domingo (06) e exercerem o seu direito de votar para prefeito, vice e vereadores. Como definiu, o verdadeiro exercício da democracia e defendeu que tudo transcorra num clima com a mais absoluta paz e tranquilidade. No entendimento de Davi, um dia importante para que o eleitor possa se manifestar escolhendo àqueles com a mais legítima condição de gerir os destinos dos municípios e representar bem o povo no poder legislativo.

Durante a campanha, ele esteve visitando algumas cidades do Cariri na defesa de nomes de correligionários que lhe dão sustentação política. Além disso, Davi de Raimundão não tem se furtado em participar das sessões virtuais promovidas pela Assembleia Legislativa. No caso de Juazeiro, sua mãe Maricele Macedo é candidata a vice na chapa encabeçada pelo petista e seu colega deputado Fernando Santana. Por esta razão tem centrado mais os olhares para a Terra de Padre Cícero que, há dois anos, o tornou o deputado estadual mais bem votado na história do município.

Vistta Rooftop participa do 21ª Fortaleza Restaurant Week


O Vistta Rooftop, o primeiro restaurante com vista skyline de Fortaleza, confirma sua participação na 21ª edição da Fortaleza Restaurant Week, que acontece de 27 de setembro a 27 de outubro de 2024.

Inaugurado em janeiro deste ano, o Vistta se destaca por sua gastronomia asiática refinada, com um menu exclusivo assinado pelo renomado Chef Stefano Bignotti, e uma carta de drinks criada pelo premiado mixologista Marcelo Serrano.

Durante o evento, o Vistta Rooftop oferecerá um menu especial, proporcionando uma experiência gastronômica única para aqueles que buscam explorar novos sabores. Com ambientes internos e externos, o restaurante encanta com sua arquitetura integrada e a impressionante vista 360º da cidade, incluindo um deslumbrante pôr do sol. 

A participação do Vistta Rooftop na Fortaleza Restaurant Week é uma excelente oportunidade para o público vivenciar o melhor da alta gastronomia e apreciar a combinação perfeita de sabores, vista privilegiada e música ao vivo em um ambiente sofisticado. 

Para mais informações e reservas, acesse o site do evento.

Serviço: https://maitredigital.com.br/fortalezarestaurantweek

Granjeiro - Chico Clementino lidera Pesquisa com 67,27% e Almir Soares com 30,91% na disputa pela prefeitura de Granjeiro


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Camminus Pesquisa e Marketing, traz os números da disputa pela prefeitura de Granjeiro no Ceará. Segundo o levantamento, o candidato Chico Clementino (MDB) lidera sobre o candidato Almir Soares (PSDB). Confira os números no cenário estimulado:

Chico Clementino (MDB) – 67,77%

 Almir Soares com 30,91% (PSDB) – 30,91%

Brancos e nulos – 0.3 %

Não sabem/não responderam - 1,52 %

O Instituto Camminus Pesquisa e Marketing ouviu 330 eleitores em Granjeiro, dias 24 de setembro. A margem de erro é de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a pesquisa foi contratada por Fabio Rodrigues Morais Tajra, registrada com o N° CE 07051/2024.

Filho do prefeito de Aiuba é acusado de fechar a rua, após suspeitar de grupo que se reuniam para jantar entre amigos. Veja o vídeo aqui.


Os últimos dias da campanha eleitoral no município de Aiuaba, na região dos Inhamuns virou questão de Polícia. Na noite de ontem (quarta-feira, 2), quando de amigos se reuniam para um jantar em grupo, o filho do atual prefeito, suspeitando que o encontro seria para compra de votos, fechou a rua com sua Hilux, impedindo do tráfego de veículos e de pessoas pelo local. O ato viralizou nas redes sociais e foi repudiado pela sociedade aiuabense!

A atitude foi reprovada pela população de Aiuba, que vê há anos, convive com a política voltada para atender familiares e poucos amigos da gestão. O povo se diz cansado e agora preparado para dar um basta nessa situação. São anos de abandono e com um governo familiar que administra para pouco.

A Polícia foi acionada, mas não encontrou nenhum material que comprovasse a compra de votos ou algo ato político ilegal.

E assim, um momento de total descontrole, uma simples macarronada entre amigos se torna palco para mais uma vez os aiuabenses sentirem o falso poder daqueles que acreditam piamente que mandam e desmandam no município. 

"O filho do atual prefeito, em um lapso de descontrole, se propôs a “fechar” uma rua, impedindo a passagem de pessoas, e acusando de forma leviana que um jantar entre amigos seria uma organização para compras de votos", revelou um morador que por temer represálias não quis ser identificado. 

"E assim como eles fecham as ruas “porque querem”, eles também acabaram com o Município de Aiuaba porque quiseram", completou.

O blog não conseguiu localizar o filho do prefeito, nem seus advogados para falar sobre o assunto.

Jornalismo de luto - Morre Cid Moreira, aos 97 anos


O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (9), aos 97 anos de idade. Ele estava internado já há algumas semanas em um hospital localizado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para tratar uma pneumonia. O comunicador veio a óbito devido a uma falência múltipla dos órgãos.

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo, o jornalista tinha aniversariado na última sexta-feira (27). Na ocasião, Cid publicou uma foto nas redes sociais para comemorar a data.

Carreira de Cid Moreira 

Moreira iniciou sua carreira em 1944 na Rádio Difusora de Taubaté, sua cidade natal, onde foi descoberto por um amigo que o incentivou a se tornar locutor. Entre os anos de 1944 e 1949, ele trabalhou narrando comerciais até se mudar para São Paulo, onde começou a atuar na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, Cid transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi durante sua estadia na emissora que ele realizou suas primeiras aparições na televisão. À época, ele apresentava comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Em 1969, ele se tornou o primeiro apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo, onde permaneceu até 1996, estabelecendo um recorde de longevidade como âncora. De acordo com a emissora, o jornalista apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Em seu último comício, Pedro de Gérson intensifica a campanha na certeza da vitória no próximo domingo, dia 6


Em seu último grande ato político para as eleições municipais do próximo domingo, dia 6, o candidato Pedro de Gérson (MDB) atraiu milhares de apoiadores na noite desta quarta-feira (2). O comício que foi antecedido por uma carreata pelos ruas de Santana do Cariri levou mais de 3 mil pessoas à praça do calçadão, no centro da cidade. Ali, os apoiadores deram uma demonstração democrática de que o vitória da chapa Pedro de Gerson/Tonhão Timóteo será uma certeza nas urnas.

No palanque, o ex-prefeito Pedro Henrique e o deputado estadual Marcos Sobreira e os candidatos a vereador (a), da coligação que une os MBD ao PDT nestas eleições. Cada um apresentou suas propostas e lembraram aos presentes que nos últimos 3 anos e 9 meses, a população foi abandonada e que se viu foi o crescimento econômico de uma família que tenta se perpetuar no poder público.

"Já são 34 anos que essa família está à frente da gestão. Vocês acham que pelo próximos 4 anos, eles irão fazer algum coisa pela população mais carentes de Santana do Cariri?. Vão melhorar o transporte escolar? vão melhoras as condições do hospital? vão dar vez a vocês?", questionou Pedro de Gérson, que foi aplaudido pelos presentes ao encontro político.


Na oportunidade, Pedro de Gérson reafirmou seu compromisso com os mais pobres e com os moradores da zona rural, hoje, completamente abandonados. "Santana do Cariri é uma riqueza em termos de água. Há água em abundancia na bacia da chapada. Não se pode admitir e que muitas localidades e comunidades estejam sem água nas torneiras", afirmou.

O deputado Marcos Sobreira citou várias obras que foram enviadas para Santana do Cariri na época no período em que Pedro Henrique foi gestor do município. Foram obras conquistadas por meio de emenda parlamentar e por sua articulação junto ao governo do estado, as quais, o atual prefeito foi beneficiado, mas nunca revelou sua origem para a população. "Pedro de Gérson merece ser eleito porque ele tem compromisso com toda sociedade santanense. E eu estou pronto para ajudá-lo junto ao governador Elmano e lá na Assembleia Legislativa", pontou o deputado.

Por mais de 2 horas, a população ouviu atentamente as propostas e deixou  a praça do calçadão com o compromisso de trabalhar para que Pedro de Gérson seja eleito, bem como a câmara municipal possa ter a maioria de vereadores apoiando a gestão, a partir de janeiro de 2025. 



Fernando Santana realiza caminhada no bairro Santa Tereza com presença da vice-governadora Jade Romero


O trabalho continua e Fernando Santana que faz uma campanha construída com muito diálogo, segue intensificando sua agenda nesses últimos de dias de campanha nas ruas, sempre focado em ouvir as demandas da população juazeirense. E na manhã dessa quarta-feira, 02, o candidato visitou o bairro Antônio Vieira onde conversou com moradores, apresentou suas propostas e pediu um voto de confiança para promover a mudança na administração do município. 

Em seguida, Fernando Santana concedeu entrevista à emissora de rádio, onde teve a oportunidade de esclarecer questões que surgiram ao longo do período eleitoral e de aprofundar suas propostas que visam promover o desenvolvimento de Juazeiro. Durante a entrevista, o candidato destacou as ações de seu plano de governo voltadas a impulsionar o crescimento econômico da cidade, com especial atenção às romarias, que desempenham um papel crucial no fortalecimento do turismo religioso e na geração de renda para a Capital da Fé. O candidato enfatizou a importância de investir na infraestrutura e na organização, assegurando melhores condições para os romeiros e ampliando os benefícios para o comércio local e demais setores da economia.

À noite, Fernando Santana promoveu uma caminhada no bairro Santa Tereza, que reuniu uma multidão de correligionários. A vice-governadora, Jade Romero, marcou presença no evento e fez um discurso enfático, conclamando a comunidade a votar no 13 no próximo domingo, dia 06.

“É muito importante que a gente possa sair daqui com o coração cheio de amor, e reforçando que Fernando Santana tem o apoio do governo estadual e federal, do nosso presidente Lula, para que a gente possa realizar aqui muitos projetos”, afirmou a vice-governadora.


Jade Romero, que está à frente da Secretaria das Mulheres do Estado, enfatizou mais uma vez o fato de o município ter perdido a oportunidade de ter uma Casa Municipal de Proteção Integral das Mulheres e de receber uma viatura, que ofereceria mais assistência e fortaleceria as mulheres empreendedoras. No entanto, Juazeiro do Norte perdeu esse equipamento por falta de interesse da atual gestão.

“Nós procuramos o atual prefeito de Juazeiro do Norte por três vezes para assinar conosco este projeto, que é importante e que 150 municípios assinaram, mas Juazeiro não. E nós tentamos. Geralmente é o prefeito quem bate na porta do governador ou da vice-governadora, mas infelizmente Juazeiro tem um prefeito que é vaidoso e que não procurou ajuda pro seu povo. E eu quero ver se alguém tem coragem de contestar o que eu estou dizendo”, frisou.

Ela ainda ressaltou: “Juazeiro poderia ter muito mais proteção para as mulheres, mas a mudança está chegando e vai ser por meio do Fernando Santana e Dona Maricele, que as nossas mulheres terão vez aqui. As mulheres que são maioria da população, que são as chefes de família, têm a oportunidade nas mãos no próximo domingo. A mudança é 13 e a gente vence eleição é na urna”.

Fernando Santana agradeceu as palavras de apoio da vice-governadora e reforçou a importância das mulheres na caminhada na trajetória da campanha. “Aqui é o time de todas as mulheres que amam Juazeiro do Norte e querem ver essa cidade prosperar. É o time da vice-governadora Jade Romero e da próxima vice-prefeita de Juazeiro do Norte”. 

E finalizou: “Aqui nós temos uma campanha bonita, limpa, de propostas, mas que ainda temos que estar esclarecendo todo dia as Fake News do atual gestor e do seu time, porque eles não têm o que apresentar. Nós não podemos permitir que Juazeiro seja governado dessa maneira, com um projeto político de vaidade, de soberba, de agressão, truculência e que fala mal de todo mundo. Juazeiro está em situação de abandono. Nós temos um desafio imenso. E para superar esse desafio, fazer uma grande gestão e melhorar a vida do nosso povo, eu e Dona Maricele, precisamos muito do apoio de Lula, Camilo, Elmano e da nossa vice-governadora Jade Romero”.

Glêdson Bezerra se diz preparado para o debate de hoje na tv


O debate desta noite (3), na tv é aguardado com ansiedade pelo candidato Glêdson Bezerra (Podemos) A afirmação foi dada durante a tradicional caminhada em apoio à chapa Glêdson Bezerra e Tarso Magno (Progressistas), que ocorreu desta vez no bairro Antônio Vieira, nesta quarta-feira, 2.

Além do debate, o atual gestor também comentou sobre as expectativas para um segundo mandato e pontuou os investimentos que estão e serão feitos na cidade, e, claro, no Antônio Vieira. “Nós temos uma perspectiva de Juazeiro viver a maior onda de investimentos que já vivenciamos em toda a história da nossa cidade. Por que podemos afirmar isso? Porque pagamos a dívida astronômica que existia nessa cidade. Porque recuperamos os prédios públicos abandonados e entregamos obras paralisadas. E nós já temos uma assinatura de contrato de 100 milhões de reais para asfalto novo e mais 200 milhões de reais em drenagem para a cidade. Boa parte dessa drenagem também vai alcançar alguns trechos de ruas que acabam prejudicando a trafegabilidade no bairro Antônio Vieira. E temos a certeza de que o dinheiro já está garantido para tudo isso, assim como o dinheiro para a recuperação dos mercados públicos de Juazeiro também já está tudo certo. E não é promessa de campanha”, afirmou.

Outra temática salientada por Glêdson foi a educação. O plano agora, segundo o gestor, é aumentar o número de alunos que estudam em tempo integral. “Ampliar o número de vagas nas escolas, ampliando aquelas que comportam ampliação e, onde não, a construção de novas. Nossa meta é atingirmos, no mínimo, o dobro das escolas em tempo integral que temos hoje e universalizar o acesso das crianças à pré-escola. Realmente, eu não tenho a menor dúvida de que a cidade, do jeito que está, vai ter uma onda de investimento gigantesca agora”, pontuou.

Por sua vez, em seu discurso, Tarso Magno aproveitou para falar da importância do voto e da continuidade do governo Glêdson. “Nós precisamos verdadeiramente de uma pessoa com essas qualidades: honesto, sério e competente. O outro lado (oposição) nem tem competência, nem honestidade. O destino de Juazeiro está em nossas mãos, em cada um de vocês. Nós precisamos pôr Glêdson, para que Juazeiro continue no rumo certo”, ressaltou.

Entre os eventos da agenda de campanha desta quinta-feira, 3, está a participação no último debate eleitoral para o pleito de 2024. O encontro será realizado pela TV Verde Mares Cariri, a partir das 22h.

(Com informações da assessoria do candidato)

Caririaçu - "Acácio é o candidato do Lula, do Elmano, do bolsa família, do mais escola, mais creche e mais investimentos", diz ministro Camilo


Nesta reta final de campanha eleitoral, o ministro Camilo Santana voltou a reafirma seu compromisso com a candidatura de Acácio Leite/Marcos Araújo, em Caririaçu. E pra vc caririaçuense, o ministro tem um recado para não ser esquecido neste domingo, dia 6.

Confira:



Apostadores têm até 10 de outubro para sacar dinheiro de bets irregulares


Apostadores que possuem valores em sites de apostas considerados irregulares pelo governo têm até o dia 10 de outubro de 2024 para resgatar seus fundos. Após essa data, a Anatel bloqueará cerca de 600 plataformas que não se regularizaram junto ao Ministério da Fazenda, impossibilitando o acesso a esses sites. Caso o dinheiro não seja retirado a tempo, os apostadores correm o risco de perder seus saldos.

Para efetuar o saque, o usuário deve fazer login na plataforma, acessar a área de saques e selecionar o método de pagamento, como Pix ou transferência bancária. Cada site tem suas próprias regras e prazos para processar as retiradas, então é importante agir rapidamente. Se houver dificuldades no processo, o consumidor deve contatar o suporte da plataforma antes do bloqueio definitivo.

Se os valores não forem resgatados até o prazo, os apostadores podem precisar recorrer a órgãos como o Procon ou até entrar com ações judiciais. No entanto, como muitas dessas empresas são estrangeiras e não possuem representação legal no Brasil, o processo pode ser complicado e, em muitos casos, pode não valer a pena devido aos custos envolvidos.

Essa situação ocorre devido à nova regulamentação das apostas esportivas no Brasil, que busca formalizar o setor e combater fraudes. As empresas que não se regularizaram terão seus sites bloqueados, enquanto as que seguem as novas normas poderão continuar operando legalmente no país.

Forças de Segurança do Ceará deflagram a Operação Eleição 2024 com mais de 21 mil profissionais


Com a finalidade de garantir que o cearense vote com tranquilidade neste domingo (6), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realiza a Operação Eleição 2024. O trabalho integrado contará, no sábado (5), dia que antecede a votação, e no domingo (6), com 21.560 agentes que atuarão de forma integrada no 1º turno da eleição municipal, que acontece nos 184 municípios do Estado. Os trabalhos são coordenados pela SSPDS, que atua alinhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Regional Eleitoral e demais órgãos parceiros. Os detalhes foram divulgados nesta quarta-feira (2), em coletiva de imprensa, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Nesta quarta-feira (2), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhou o embarque de parte do efetivo extra da PMCE, que reforçará a segurança no interior. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 18.275 PMs em todas as cidades cearenses. Ao todo, durante o pleito eleitoral, viajaram para o interior do Estado 1.274 militares. Na última segunda-feira (30), 326 militares seguiram para 39 cidades.

“O reforço policial tem a missão de garantir a tranquilidade em um momento tão fundamental para o processo democrático”, ressaltou o chefe do Executivo Estadual, que desejou, ainda, “um ótimo trabalho para esses homens e mulheres que atuarão na Operação Eleições”, concluiu Elmano de Freitas.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no fim de semana do pleito, disponibilizará 1.776 profissionais. Como novidade, a PCCE terá um reforço adicional de efetivo a partir de 8h de sábado até às 20h de domingo, o que totaliza 36 horas ininterruptas de funcionamento em razão da eleição. Haverá 81 delegacias funcionando durante a Operação Eleição 2024. Em comparação com a eleição 2022, a PCCE aumentou em 138% o total de delegacias em funcionamento, com 47 delegacias a mais em relação ao pleito anterior.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contarão com 586 e 244 profissionais à disposição da ofensiva. Todos os setores de inteligência dos órgãos de Segurança Pública do Estado estarão funcionando, sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE (Coin).

Apoio solo e aéreo

Equipes das coordenadorias da SSPDS também auxiliarão os trabalhos ostensivos, investigativos e de inteligência. Com 679 profissionais, participam da Operação Eleição: Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, sendo subsidiados por dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A Ciopaer/SSPDS disponibilizará cinco aeronaves e manterá o funcionamento de todas as suas bases em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. As aeronaves prestam suporte aéreo às equipes das Forças de Segurança do Estado, realizando missões durante o pleito eleitoral, funcionando como plataforma de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, além de agir de forma preventiva no combate a crimes, além de prestar serviço aeromédico, caso necessário.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Como combater a desinformação nas eleições de 2024


No Brasil, cidades de todas as unidades federativas devem escolher seus representantes para o Poder Executivo e para ocuparem as câmaras municipais no próximo dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições de 2024. 

Diante desse cenário, um problema se mostra como um desafio para o cumprimento dos processos democráticos: a desinformação. Por isso, a Agência de Notícias Alece se soma aos esforços no combate a esse problema e traz nesta matéria mais informações sobre o processo eleitoral e dicas de como enfrentar a desinformação. 

O USO DA DESINFORMAÇÃO E O IMPACTO NO PROCESSO ELEITORAL E NA DEMOCRACIA

O uso da desinformação em processos eleitorais, apesar de não ser um fenômeno novo, ganhou ainda mais força com o uso das mídias digitais. O secretário de Eleições, Atendimento ao Eleitor e Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Caio Guimarães, explica que esses mecanismos existem desde o início do processo eleitoral e que hoje, mais do que a mentira em si, o meio em que ela se propaga e as ferramentas utilizadas na produção de informações fraudulentas ou distorcidas são os maiores perigos. 

“Mentir faz parte, é uma estratégia para ganhar a eleição. O problema é que a mentira na seara digital ganhou uma conotação diferenciada. Ela criou bolhas digitais em que pessoas acreditam piamente em determinadas desinformações que circulam na rede. Ela circula de uma forma muito mais rápida e é muito mais dificilmente combatida pelas formas tradicionais de combate.”

Outro ponto que se destaca no atual movimento de desinformação e se apresenta como um grande desafio são os ataques ao próprio sistema eleitoral, colocando em xeque a lisura do processo com acusações infundadas e comprovadamente fraudulentas. 

Caio Guimarães afirma que antes a produção de mentiras voltadas contra o ator político era a mais comum, mas que nos últimos anos ela se voltou contra o processo eleitoral e é uma ameaça para a democracia.

“Temos os dois tipos principais de desinformação (no processo eleitoral): contra os próprios candidatos e candidatas ou contra o processo eleitoral. A mais danosa para nós, Justiça Eleitoral, é aquela mentira contra o processo, porque isso tenta destruir o sistema. Enquanto a outra você combate na eleição em si, nessa eles estão tentando anarquizar o sistema.”

PRINCIPAIS TIPOS DE DESINFORMAÇÃO E MEIOS UTILIZADOS

Em 2024, o processo eleitoral deve lidar ainda com o uso de novas tecnologias pela primeira vez, como é o caso dos moldes atuais da IA generativa, lançada oficialmente para o público em geral no segundo semestre de 2022, como o ChatGPT. As IAs generativas permitem a criação de conteúdos sonoros, visuais, textuais etc., completamente do zero e original a partir dos dados armazenados e do processo de aprendizado de máquina (machine learning).   

“A mentira anteriormente utilizava atributos que facilmente eram desmascarados para dar verossimilhança, por exemplo, falsificações de assinatura, vídeos descontextualizados, com trucagens ou montagens. Hoje não. Com a inteligência artificial, você cria vídeos falsos do começo ao fim e, na grande maioria das vezes, de forma indecifrável pelo cidadão comum. O grande desafio para a Justiça Eleitoral e para a democracia é porque as mentiras de hoje, de 2024, são de fácil assimilação e de difícil combate.”

Nesse sentido, para as eleições de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou medidas de regulamentação do uso de inteligência artificial no processo eleitoral, com o objetivo de combater a criação e propagação de conteúdos nas eleições. As alterações foram realizadas na Resolução n.º 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral, e incluem, por exemplo, a proibição das deepfakes e a obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral. 

ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO 

Quando se fala em combate direto ao problema, a Justiça Eleitoral tem enfrentado a situação a partir de diferentes perspectivas, que vão desde a punição direta até a educação política. 

Punições (Repressão ativa)

O secretário ressalta que, no caso da propagação da desinformação, o eleitor tem papel fundamental, ao quebrar o ciclo ou dar continuidade. Ele explica que a punição se aplica não somente ao criador do conteúdo ou candidato envolvido, mas também a todo aquele que compartilha. 

“Nós temos, na parte de combate, o poder de polícia, que determina a retirada imediata de qualquer tipo de informação falsa. Então as punições vão desde a ordem de retirada, por crime de realizar propaganda eleitoral por desinformação, à imposição de multas, que, em alguns casos, chegam até a R$100 mil”.

No que Caio Guimarães chamou de repressão ativa estão os comitês de enfrentamento à desinformação, também desenvolvidos por meio dos TREs. Esses espaços têm, entre outras, a função de receber as denúncias e tratar delas, imputando multa, mandando retirar o que é desinformação ou gerindo de outras formas. 

Educação política (Repressão preventiva)

Caio Guimarães destaca também que o ciclo de propagação da desinformação deve ser combatido com a educação política, como forma de prevenção. 

“É interessante o cidadão compreender que o ciclo não se fecha sem a participação, infelizmente, do eleitor. Não adianta o político, a política ou o apoiador criar uma mentira se ela não for replicada. Quem replica a mentira está tão errado quanto quem criou. Se nós melhorássemos a educação política, se as pessoas tivessem mais cuidado com o seu conteúdo, as pessoas poderiam inventar mentiras, mas elas morreriam na praia.”

Diante desse cenário, a Justiça Eleitoral, por meio dos tribunais regionais eleitorais, desenvolve algumas iniciativas, entre elas o Programa Eleitor do Futuro e ações educativas com diferentes setores da sociedade. 

“(O Eleitor do Futuro) Visita escolas, universidades, justamente para tentar fazer uma formação política dessas pessoas que já estão votando ou vão votar. O objetivo é formar a base para que elas entendam o contexto do que está acontecendo. A gente participa também de workshops, palestras junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Assembleia Legislativa, câmaras municipais, sempre tentando levar a formação correta para o que nós pensamos como sendo as pessoas que vão replicar da melhor forma essa informação”.

COMO DENUNCIAR E CONTRIBUIR NA LUTA CONTRA A DESINFORMAÇÃO?

Todos têm responsabilidade nessa luta e podem contribuir para quebrar o ciclo da desinformação, e as dicas nesse momento deixam de ser apenas uma recomendação e tornam-se um imperativo.  

A principal dica é SEMPRE CHECAR. Viu algo duvidoso, chocante ou bombástico, duvide! Uma checagem rápida em um buscador da internet é a maneira mais fácil e rápida de checar e pode ajudar a desmentir o boato. É importante também buscar informações nos canais oficiais, como o do próprio TSE ou dos TREs.

“O que é que traveste uma notícia falsa? O impacto. É uma notícia que traz uma relevância naquele processo eleitoral. Alguém foi preso. Alguém foi pego por alguma coisa. Ela está acompanhada de alguma interjeição. Então, cheque essas notícias, porque, normalmente, uma parte delas vai ser mentira ou, às vezes, não é mentira, é descontextualizada ou aumentada”.

O TSE também fornece algumas ferramentas para apoiar o cidadão nesse processo:

Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral (PPED);

Fato ou boato: Página criada para centralizar as verificações de informações falsas relacionadas ao sistema eleitoral. Criada em 2020, é a plataforma do projeto Coalizão para Checagem, que integra o PPED e reúne as nove principais agências de checagem do Brasil.

E, se for preciso denunciar, o TSE também disponibiliza alguns canais oficiais: 

App Pardal: deve ser usado em caso de denúncias de propaganda eleitoral irregular;

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade): deve ser usado em caso de denúncia de desinformação.

(Ana Vitória Marques/Alece)

Monumento de Fátima começa a chegar no Crato para montagem nesta quarta-feira, 2


Com destino ao Crato, primeiras peças da nova Estátua de Nossa Senhora de Fátima serão transportadas da cidade pernambucana de Petrolina, na tarde de hoje. 

Em uma mega operação, que envolve artistas, batedores e órgãos de segurança, uma grande equipe está mobilizada para transportar as primeiras peças da Estatua de Nossa Senhora de Fátima, distante cerca de 338km da cidade do Crato. As primeiras peças para início da montagem da nova escultura estão a caminho, com previsão de chegada, a partir das 17h do dia de hoje (02). 

As primeiras peças que compõe o monumento de 51 metros, correspondem a cabeça e o busto da nova imagem. O Monumento, com 6 metros a mais que a imagem atual, está sendo confeccionado pelo artista Ranilson Viana, na cidade de Petrolina, e seu transporte é realizado através de uma complexa operação.

Mais informações serão encaminhada atualizando o momento de chegada do monumento.

Eleição em Juazeiro - Glêdson e Fernando Santana estão tecnicamente empatados, diz pesquisa AtlasIntel/O Povo CBN


A quatro dias das eleições, a segunda rodada da pesquisa AtlasIntel para prefeito de Juazeiro do Norte mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, Glêdson Bezerra (Podemos), com 49,9% das intenções de voto contra 46% do candidato Fernando Santana (PT).

Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à primeira rodada da pesquisa Atlas, divulgada no dia 19 de agosto, Glêdson Bezerra recuou 4,4 pontos percentuais. Antes, o candidato tinha 54,3% das intenções de voto. Já Fernando Santana, que no levantamento anterior tinha 38,1%, avançou 7,9 pontos percentuais.

A candidata Sued Carvalho (UP) aparece com 1% e o candidato Lino Alves (PCO) não pontuo. Brancos e nulos somam 0,7%. Não sabem 2,4%.

Sued oscilou negativamente 1,6%. Lino Alves não constava na primeira rodada porque a pesquisa foi registrada feita antes de ele formalizar candidatura.

Campos Sales - Mototaxistas, permissionários e agentes rodoviários aderem a campanha de Moésio Loiola e Solano Feitosa


Em Campos Sales, está a cada dia mais clara o aumento a adesão à candidatura do ex-prefeito Moésio Loiola (prefeito) e Solano Feitosa (vice-prefeito). Depois de vários servidores efetivos e/ou contratados mudarem para oposição, agora foi a vez de mototaxistas, permissionários e agentes rodoviários declararem apoio nas eleições do próximo domingo, dia 6..

Moésio Solano ouviram muitas as reclamações da direção da rodoviária e da gestão do atual prefeito, que segundo eles, afronta à democracia e tentam impor os nomes do prefeito e de um candidato, não permitindo a escolha livre e democrática.

Há denúncias de algumas pessoas que estão ameaçadas de serem expulsas da rodoviária caso não votem nos candidatos apontados pela direção da rodoviária.

Além disso, recente circulou em redes sociais e grupos de whatsapp mensagens do diretor da rodoviária ameaçando uma mulher permissionária de um box na rodoviária, que foi chamada de cachorra e ameaçada de ser "despejada" pela Polícia, caso não obedecesse a ordem do prefeito. 

Coligação Fé, União e Trabalho emite nota à imprensa sobre real afastamento de Delegada Federal

NOTA À IMPRENSA

A Coligação Fé, União e Trabalho, representada pela candidatura de Fernando Santana (PT), à Prefeitura do Município de Juazeiro do Norte, vem a público esclarecer sobre fatos propagados de maneira inverídica e leviana por “pseudo veículo de comunicação”, cuja finalidade não é outra senão levar a população ao erro maculando a imagem do candidato que mais cresce nas intenções de voto do eleitorado local, conforme os últimos levantamentos realizados pelos Institutos Opinião e Ipec.

Tal instrumento de propagação de Fake News, useiro e vezeiro em tal conduta, responsabilizou o nosso candidato pelo afastamento da Delegada de Polícia Federal Josefa Maria Lourenço da Silva de suas atividades, por determinação do diretor geral do aludido órgão, deixando entendimento de que tal afastamento teria como motivação investigações lançadas em desfavor do candidato e da Coligação. 

A verdade dos fatos, entretanto, é de que o afastamento fora determinado diante de clara suspeição da profissional, que se diga de passagem é excelente profissional da área de segurança pública, visto sua ligação com a atual gestão local do candidato à reeleição Gledson Bezerra (PODEMOS). O elo entre a profissional e a gestão local é a sua irmã, Joana Darc Lourenço da Silva, que, conforme Portaria n° 188/2024, de 02 de setembro de 2024, exerce cargo comissionado na atual gestão do candidato à reeleição. 

Determina a Resolução n° 004-CSP/DPF/2015, art.6°, III, que A CONDUTA do agente deve ser: isenta, não participando de transações e atividades que possam comprometer a sua dignidade profissional ou desabonar a sua imagem pública, bem como da instituição. 

Frise-se, ainda, a NECESSIDADE de IMPARCIALIDADE do agente no exercício de suas atividades, em obediência ao mesmo diploma. 

A par da competência da Delegada de Polícia Federal em comento, para fins de lisura, isonomia e imparcialidade, sobretudo na preservação do interesse público dos procedimentos investigatórios eleitorais, NÃO É PRUDENTE, até mesmo para a imagem da profissional, sua atuação à frente dos atos eleitorais no pleito de 2024 em Juazeiro do Norte. 

Não se pode duvidar da existência de claro CONFLITO DE INTERESSSE na atuação da profissional à frente das investigações e todos os demais procedimentos referentes ao pleito eleitoral em curso, visto sua irmã ser detentora de CARGO COMISSIONADO na gestão do prefeito que concorre à reeleição. 

Afasta-se, obviamente, qualquer questionamento quanto à competência funcional da Delegada. Tampouco se coloca em xeque sua idoneidade moral e profissional. O que se busca, na verdade, é preservar a própria profissional e a instituição Polícia Federal, que goza de respeitabilidade e honradez de todo o povo brasileiro. 

São, portanto, estes os fatos que levaram essa Coligação a requerer junto ao Diretor Geral da Polícia Federal, em Brasília, as providências cabíveis ao caso, na perspectiva de manutenção da lisura, da isonomia e do equilíbrio da disputa eleitoral neste município. 

Atenciosamente, 

Coligação Fé, União e Trabalho.






Fernando Santana em ritmo acelerado nesta reta final de campanha


Fernando Santana segue cumprindo uma agenda cheia nesta última semana da corrida eleitoral pela disputa à prefeitura de Juazeiro do Norte. Pela manhã, ele esteve no bairro Santo Antônio, caminhou pelas ruas distribuindo seu material que apresenta os “13 caminhos para uma cidade melhor para todos” e conversou com os moradores que aguardavam nas portas das casas e no comércio local. 

Ainda durante o percurso, que se estendeu por quase toda manhã, o candidato concedeu entrevista a uma equipe de tv local e destacou algumas de suas principais propostas para a área da saúde. “Nós vamos colocar a saúde deste município como prioridade em nossa gestão. Vamos garantir a entrega do medicamento contínuo na casa das pessoas, transformar o Hospital São Lucas em Hospital Geral, construir o Centro de Referência para Crianças Atípicas para que as elas recebam atendimento na idade certa, vamos construir uma UPA no bairro Frei Damião para desafogar a UPA do Limoeiro. E vamos também fazer uma grande parceria com o governo do estado, através do Hospital Regional do Cariri, e com o governo federal, através do Hospital Universitário, que esses dias foi lançado pelo presidente Lula, ministro Camilo e governador Elmano”. 

E assegurou que a população terá um atendimento de saúde digno e de qualidade. “Nós não queremos ninguém em filas aqui em Juazeiro do Norte, nem dormindo no dia anterior para que no outro dia possa lutar, às vezes até ‘brigar’ no bom sentido, para conseguir uma consulta. Isso é muita humilhação; nós não queremos isso. Por isso, vamos ter o Agiliza Consulta e Agiliza Exame. Isso precisa de investimento e parcerias, e nós temos ”, frisou. 

À noite, Fernando Santana liderou uma caminhada no MCMV Conjunto Padre Cícero II e III, ao lado de sua vice Maricele Macedo, apoiadores, lideranças políticas e comunitárias.

No conjunto habitacional, o candidato falou sobre suas propostas que irão possibilitar melhorias na vida das pessoas.

“Fernado e dona Maricele vão fazer uma gestão social. Nós vamos criar o programa BOLSA JOVEM JUAZEIRO para que cada jovem, de 16 a 29 anos, possa trabalhar e estudar. Serão 5 mil vagas de emprego para os nossos jovens. Nós vamos garantir o transporte com o PASSE-LIVRE estudantil. Nós vamos garantir a Carteira de Habilitação no programa gratuito municipal; a prefeitura vai pagar a habilitação para o jovem, para o pai e para a mãe de família que precisam da habilitação para trabalhar”, disse o candidato.

E finalizou sua fala pedindo o apoio dos moradores: “Vamos votar no 13 para garantir a mudança! Para garantir que Fernando Santana e Dona Maricele possam acelerar Juazeiro do Norte. Portanto, no dia 06, é 13 na urna e no coração”.

Glêdson Bezerra celebra aniversário com "motobike" nas ruas, em reta final de campanha*


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, completou 42 anos nesta terça-feira, 1. Em celebração, o gestor realizou um percurso com motos e bicicletas pela cidade, que iniciou no bairro Frei Damião e terminou no Franciscanos, local em que nasceu.

Na avenida Ailton Gomes, Glêdson disse que viveu muitas histórias, principalmente na sua infância. Relembrou do período em que foi camelô, o que lhe deixou ainda mais familiarizado com as ruas do Franciscanos. Ele disse que quando questionam de onde vem sua força, sua justificativa é "nunca duvide da força de quem já foi pobre".

No palanque, um bolo simbólico marcou a finalização do momento, com a presença de familiares, apoiadores e amigos. Glêdson comentou sobre o momento político, que está aproximando o resultado das eleições. Disse que, em seu palanque, as pessoas ocupam o lugar da coragem e orgulho da terra, citou, principalmente, a consciência plena das dificuldades da cidade.

Governo divulga lista de bets autorizadas a operar no Brasil


Quase 200 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar operando no país. O Governo Federal por meio do Ministério da Fazenda divulgou na noite desta terça-feira (1º) a lista das casas de apostas virtuais que pediram autorização até 30 de setembro e cumpriram os requisitos legais para se manterem em funcionamento.

Ao todo, são 193 marcas de 89 empresas a continuar operando em âmbito nacional. Ainda há seis marcas de seis empresas autorizadas a funcionar em âmbito estadual: cinco no Paraná e uma no Maranhão.

O número de empresas estaduais pode aumentar nas próximas horas, caso mais estados e o Distrito Federal enviem ao Ministério da Fazenda as bets autorizadas a funcionar localmente.

O número de empresas autorizadas é menor que a quantidade de pedidos. Segundo o Sistema de Gestão de Apostas (Sigap) do Ministério da Fazenda, 180 empresas apresentaram 185 pedidos, dos quais 31 foram protocolados na segunda-feira (30).

A diferença ocorreu porque muitas empresas não conseguiram cumprir todos os requisitos, como apresentar todos os documentos exigidos ou comprovar capacidade técnica.

O Sigap fornece o nome de registro da empresa, não a marca comercial do site, o que muitas vezes dificulta a consulta aos sites legalizados.

Até 10 de outubro, os sites que não pediram autorização continuarão no ar. Isso porque o governo concedeu um prazo de dez dias para que os apostadores retirem o dinheiro dessas páginas.

A partir de 11 de outubro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueará as páginas ilegais. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até 600 páginas terão o acesso derrubado.

A lista divulgada nesta noite é a lista positiva, das empresas legalizadas. Com base nessa lista, o usuário poderá pedir às empresas, que não façam parte da relação, a devolução do dinheiro depositado nos sites.

O ministro Fernando Haddad pediu que a Secretaria de Prêmios e Apostas antecipe a divulgação da lista negativa, das empresas recusadas. De acordo com o ministro, essa lista demora mais porque é preciso explicar os argumentos jurídicos que levaram à recusa da autorização de funcionamento.

Decisão suspende cassação de Eduardo Bismarck e inelegibilidade do prefeito de Baturité


A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 1º, os efeitos do acórdão que determinava a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT). A medida também anula a suspensão do diploma de suplente de deputado estadual de Audic Mota (MDB) e a inelegibilidade do prefeito de Baturité Hérberlh Mota (Republicanos).

Os parlamentares tiveram a cassação determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio deste ano por abuso de poder político e de autoridade. Em julho de 2022, o prefeito de Baturité teria utilizado as redes sociais do município para agradecer Bismarck e Mota por viabilizar obras na cidade. Naquele ano, Bismarck e Mota concorriam à reeleição.

O deputado federal entrou com recurso da decisão e, até o momento, continuava no mandato. O TRE-CE chegou a julgar as ações como improcedentes, porém em recurso do MPE, o julgamento no TSE decidiu pela cassação.

A suspensão é assinada pelo ministro André Mendonça que justifica a decisão porque os embargos de declaração do trio, Eduardo Bismarck, Audic Mota e Herberlh Mota, junto do vice, ainda não foram colocados em pauta.“Entendo por suspender quaisquer efeitos que possam advir do cumprimento do acórdão embargado para os investigados, ora embargantes, até que os autos sejam incluídos em pauta e a controvérsia seja solucionada pelo colegiado, que melhor dirá sobre os aclaratórios”.Mendonça ainda aponta o impulsionamento dos presentes autos com urgência “para inclusão em pauta de julgamento em data anterior à da realização das eleições deste ano”.

Governo do Ceará inaugura passarela sobre a Via Expressa e urbanização da Comunidade dos Trilhos, em Fortaleza


O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (30), a nova passarela sobre a Avenida Almirante Henrique Sabóia, conhecida como Via Expressa, e a urbanização do entorno na altura da Comunidade dos Trilhos, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), o projeto beneficia mais de 530 famílias na região próxima ao VLT Parangaba-Mucuripe, proporcionando qualidade de vida, mobilidade e segurança.

Com cerca de 210 metros de comprimento – travessia principal e rampas de acesso – e altura em torno de oito metros, a passarela possui dois acessos, um pela Rua Vicente Linhares, esquina com Rua Fonseca Lobo, e o outro pela Rua Vicente Linhares, esquina com Avenida Engenheiro Santana Júnior. 

O novo equipamento atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que ganham mais integração dentro da Comunidade dos Trilhos, por meio de acesso seguro ao outro lado da pista. O investimento do projeto foi de R$ 5,4 milhões. 

Uma solenidade realizada no início da noite marcou a liberação da travessia pela passarela e a inauguração dos equipamentos sociais à comunidade, com a presença do secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão; da secretária de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, de representantes e moradores da comunidade. 

“A passarela oferece aos moradores travessia segura ao cruzar sobre a linha férrea, dando acesso a serviços essenciais, como supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, sem qualquer risco. Além disso, a obra garantiu o desbloqueio da Rua Vicente Linhares, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa, integrando todas essas famílias. É mais uma ação que reforça o compromisso do Governo do Ceará com a qualidade de vida da população”, destacou o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão. 

O equipamento foi erguido com estrutura de concreto e guarda-corpo em chapas de alumínio, seguindo o padrão estabelecido pelo Governo do Ceará, além de corrimão em aço inox. Ainda de acordo com o titular da Seinfra, a urbanização do entorno da passarela foi pensada a partir das necessidades e solicitações da comunidade, por meio de diálogo entre o Governo e líderes comunitários. 

Morador dos Trilhos, Jair Rodrigues dá adeus ao passado de riscos e longas distâncias ao tentar atravessar a Via Expressa. “A passarela facilitou a vida gente, trouxe integração dos dois lados da comunidade – que é uma só -, desde a ida ao supermercado até para pegar o ônibus, tornando as coisas mais cômodas e seguras para nós desta região”, comentou o novo usuário do equipamento. 

Mais lazer e oportunidades 

Assim como em outros pontos de Fortaleza, a construção da Passarela Vicente Linhares também representa urbanização de seus entornos, com novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário. Na Comunidade dos Trilhos, junto aos acessos à passarela, a comunidade recebeu, em parceria com a SPS, uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre, com novos equipamentos disponibilizados para a prática de exercícios físicos e lazer. 

"A gente precisa levar as políticas públicas até a população. Hoje, nessa inauguração, estamos trazendo a essa comunidade políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará, para melhorar a vida das pessoas" destacou a secretária da Proteção Social, Onélia Santana. 

Além dos novos equipamentos, a população também ganhou um espaço para a instalação da nova Associação de Moradores da comunidade. No local, funcionará o Instituto Comunidade dos Trilhos, que oferecerá aulas de esportes, cursos para a comunidade – como informática e corte-costura – e deverá abrigar uma cozinha solidária do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará.

Participaram ainda do evento o presidente do Metrofor, Plínio Saboya; o superintende do Detran, Michel Mourão; os secretários executivos da Seinfra, Liana Fujita (Logística Intermodal e Obras), Dickson Araújo (Energia e Telecomunicações) e Ronaldo Borges (Planejamento e Gestão Interna), o secretário Executivo da Infância, Família e Combate a Fome da SPS, Caio Cavalcanti, o presidente do IPECE, Alfredo de Oliveira, e o presidente da Semace, Carlos Alberto. 

Oitava passarela do VLT 

A Vicente Linhares é a oitava passarela de pedestres do VLT Parangaba-Mucuripe. Além dela, outros sete equipamentos garantem acesso seguro aos moradores no entorno da linha. São elas: passarela de acesso à Estação Mucuripe; outra de travessia da Avenida Alberto Sá; a de acesso à Estação Papicu; sobre o túnel longitudinal da Via Expressa, na rua Eduardo Garcia; a de acesso à Estação Pontes Vieira; de travessia da rua Paulo Firmeza, no São João do Tauape, e a de travessia sobre o Riacho Tauape. 

Além de facilitar a mobilidade urbana em Fortaleza, o VLT trouxe outros benefícios para a população que vive nas regiões por onde a linha passa. Além das passarelas, os moradores vieram a contar com a urbanização dos entornos dos equipamentos em diversos pontos do percurso.