Unidades do Vapt Vupt em quatro cidades do Ceará vão abrir aos sábados para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) — o novo RG. A população pode procurar as sedes de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, mas o agendamento deve ser feito pela internet.
A estimativa do governo estadual é facilitar a emissão de 10 mil CINs para cidadãos com necessidades de urgência ou em situação de vulnerabilidade. O trabalho é uma parceria da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com a Secretaria da Proteção Social (SPS).
O serviço será oferecido exclusivamente em situações de urgência devidamente justificadas e ocorrerá em três sábados de setembro: dias 14, 21 e 28.
Os interessados devem procurar as seguintes unidades:
Fortaleza (sede da CHPB da Pefoce, unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão)
Maracanaú (Casa do Cidadão)
Juazeiro do Norte (Vapt Vupt)
Sobral (Vapt Vupt).
O atendimento será feito exclusivamente com agendamento prévio pela internet (clique aqui).
A urgência pode ser justificada por motivos de saúde, trabalho, questões sociais ou outras situações.
A carteira de identidade é essencial para o acesso a serviços de saúde, emprego e benefícios sociais.
As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo, em janeiro de 2024, continuam válidas até o ano de 2032.
Agendamento
Os interessados que precisam da CIN em caráter de urgência devem realizar o agendamento online, justificando a urgência e anexando documentos comprobatórios.
Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção Emissão Carteira de Identidade - Casos Emergenciais" no portal, e seguir as etapas solicitadas.
As solicitações serão analisadas e priorizadas conforme os critérios de urgência, conforme o governo estadual.
O agendamento começou nesta quarta-feira (11), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais.