quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Polícia prende quadrilha suspeita de ameaçar eleitores e extorquir candidatos em Caucaia


Um grupo de 34 pessoas foi preso preventivamente pela Polícia nesta quinta-feira (5), suspeito de ameaçar eleitores, interferir em campanhas eleitorais e extorquir candidatos no Ceará. Todos os suspeitos já tinham antecedentes criminais por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nove dos 34 suspeitos já cumprem pena em presídios no Estado. A pasta detalhou ainda que um dos alvos foi capturado na Bahia, outro em Tocantins e mais um em Rondônia.

Os alvos do grupo criminoso eram, especialmente, Naumi Amorim (PSD) e Emília Pessoa (PSDB), dois candidatos à Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O titular da delegacia local, Rômulo Melo, afirmou que ameaças a políticos têm se tornado quase "habituais" na Cidade.

Para o secretário de Segurança Pública (SSPDS), Roberto Sá, o trabalho policial é importante, nesse sentido, para garantir que as eleições deste ano sejam justas e "livres de qualquer ameaça ao Estado democrático de direito".

O delegado da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, acrescentou, também, que as autoridades não permitirão interferências criminosas no processo eleitoral, "seja por intimidação de eleitores, seja por meio de ameaça e extorsão a candidatos". "Não vamos dar trégua. A determinação é seguir investigando esses grupos, tirar o patrimônio deles, prender esses criminosos violentos, homicidas, traficantes, faccionados. É essa a nossa missão: trazer paz e segurança para a população", disse ele. (DN)

Últimas notícias