terça-feira, 24 de setembro de 2024

Pecuária cearense vive um momento de grande desenvolvimento”, afirma De Assis Diniz

Foto: José Leomar/Alece


O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca, deputado estadual De Assis Diniz (PT), realizou pronunciamento na manhã desta terça (24), na Assembleia Legislativa, ressaltando o crescimento da pecuária cearense, a partir dos números divulgados dia 19/10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2023).

"Com a liberação de crédito para os pequenos produtores realizado notadamente pelo BNB, dentro das diretrizes dos governos Lula e Elmano, associado ao incentivo da ciência e da tecnologia na produção, além do incremento do comércio, o Ceará alcançou crescimento de 7,8%, numa escala de R$ 4,5 bilhões, colocando o Estado numa posição de destaque no plano nacional, com boa parte da nossa produção sendo inclusive usada na pauta de exportação”, informou De Assis.

O petista citou vários dados, tais como a produção de camarão, na qual o Ceará é líder nacional, com Aracati e Jaguaruana sendo os municípios que mais produzem em cativeiro no país. O Ceará é o 2o produtor de mel do Brasil, com 13,8% do total, além de ter o 4o maior rebanho de ovinos e caprinos. A produção de tilápia cearense também cresceu 41,3%. “Destaco ainda a produção leiteira, que vem aumentando desde 2016. Só na região dos Sertões de Quixeramobim, existe a produção diária de 1,3 milhão de litros. A cada 100 litros, são gerados um emprego formal e 4 ocupações”, afirmou.

Últimas notícias