Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a implementação da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará, na Base Aérea de Fortaleza (CE). Nessa fase inicial, serão destinados R$ 71 milhões para a construção de um bloco voltado a cursos de Engenharia e de um bloco de alojamento. No total, o governo federal investirá R$ 180 milhões nas obras do novo campus. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Este não é um marco apenas para o Ceará, mas para o Brasil como um todo, porque abre uma nova janela de oportunidades para os jovens e reafirma o compromisso com a educação profissional e tecnológica e o ensino superior do país.”
Camilo Santana, ministro da Educação
Para o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o novo campus reforça o papel do instituto como centro de pesquisa e de desenvolvimento de soluções. “Este não é um marco apenas para o Ceará, mas para o Brasil como um todo, porque abre uma nova janela de oportunidades para os jovens e reafirma o compromisso com a educação profissional e tecnológica e o ensino superior do país. O ITA é um sinônimo de excelência e de inovação nas engenharias e a instalação do campus em Fortaleza simboliza a convergência entre a indústria, o governo e a academia”, completou. O ministro também informou que em breve será lançado um concurso público para professores do ITA do Ceará.
A expansão permitirá que o ITA Ceará ofereça dois novos cursos estratégicos e inovadores: Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. O primeiro processo seletivo para os dois cursos está aberto, com a primeira fase a ser realizada no dia 13 de outubro em 25 cidades do país. O novo vestibular contempla um aumento no número de vagas, com a previsão de 180 aprovados, em todos os cursos oferecidos pela instituição, incluindo aqueles que cursarão as novas opções de graduação. As primeiras turmas começarão em 2025, no Campus São José dos Campos, em São Paulo, onde os alunos vão cursar o ciclo básico (dois primeiros anos). A partir do terceiro ano da graduação, as aulas passarão a ser ministradas no novo campus do Ceará.
Para a formação do currículo dos cursos, o ITA consultou representantes da hélice tríplice da inovação, composta pela indústria, pela academia e pelo governo. Além disso, o reitor Antonio Guilherme Lorenzi, acompanhado de professores do Instituto, visitou, em agosto, cinco instituições internacionais de excelência, nos Estados Unidos: Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge (MA); George Mason University, em Fairfax (VA); University of Illinois, em Urbana-Champaign (IL); e Purdue University, em West Lafayette (IN).
Participantes
Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a primeira etapa da implantação do campus do ITA Ceará, o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro de Estado da Defesa, José Mucio; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba
Expansão
O ITA Ceará será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. O estado foi escolhido para receber a instituição por diversos motivos, entre eles o alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA, sendo o Ceará a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses.
(Assessoria do MEC)