sexta-feira, 20 de setembro de 2024

MEC anuncia 55 novas escolas de tempo integral no Ceará



Mais educação de qualidade para os cearenses. O governador Elmano de Freitas assinou, nesta sexta-feira (20), termo de compromisso junto ao Ministério da Educação para a construção de 55 Escolas de Tempo Integral, distribuídas em 54 municípios. O investimento, por meio do Novo PAC Seleções, do governo federal, é de R$ 572 milhões. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

“Para nós é uma alegria muito grande poder anunciar algo tão importante, que tenho muito orgulho. Queremos construir neste estado uma educação pública que tenha o tempo integral desde os primeiros anos até o ensino médio. O apoio do governo federal é fundamental para que possamos alcançar nosso grande objetivo: a universalização das escolas em tempo integral”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Serão quatro unidades da rede estadual (Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral) e 51 da rede municipal (Escolas de Ensino Fundamental).

Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ressaltou os critérios adotados para a escolha dos municípios que receberão as escolas. “Esse processo que aqui acontece no Ceará teve êxito por ter regras claras, regras estas que evidenciam um trabalho bem feito. Tivemos um processo criterioso para escolher todos os municípios presentes hoje, algo limpo e que seguiu normas técnicas. O papel do FNDE é também ser técnico e assessorar o ministro em sua gestão. Serão 55 novos equipamentos que irão fazer prosperar ainda mais nosso estado”.

O ministro Camilo Santana reforçou a posição de destaque do Ceará, em todo o país, quando o assunto 
é educação. “Uma das grandes prioridades do presidente Lula tem sido a Escola em Tempo Integral. Hoje, o Ceará é destaque nacional. Todo mundo se espelha no Ceará e isso foi um dos motivos para que fôssemos convidados para o Ministério. O Ceará é o único estado que já cumpriu um pacto que fizemos com todo o país para ser alcançado até 2030, que é para que nenhum estado brasileiro tenha menos de 80% de suas crianças alfabetizadas na idade certa. O Ceará também está de parabéns por ter como política a universalização do ensino em tempo integral”.

Últimas notícias