sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Cursos do ITA Ceará começam no próximo ano com aulas em São Paulo, diz Camilo



Na solenidade para a assinatura da ordem de serviço da primeira etapa das obras de implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, realizada nesta quinta-feira (19), o  ministro da Educação Camilo Santana (PT) anunciou a data das provas para a primeira turma do instituto e explicou que os estudantes deverão passar os dois primeiros anos em São José dos Campos, em São Paulo, antes da concretização do campus em Fortaleza.

“A expectativa é que tenhamos essas obras concluídas [do ITA Ceará] em dois anos, mas o ITA Ceará já vai acontecer. A primeira turma será ingressada no ano que vem lá em São José dos Campos. Essa é a expectativa”, disse Camilo em coletiva de imprensa.

O ITA Ceará terá os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema, com 25 vagas para cada curso. Camilo adiantou, na oportunidade, que o terceiro curso será o de Bioengenharia. As provas de conhecimento geral serão aplicadas no próximo dia 13 de outubro, já as de conhecimentos específicos ficarão para 5 a 8 de novembro.

CONCURSO PARA PROFESSORES

Conforme o ministro Camilo Santana, o concurso público para professores do ITA acontecerá no próximo ano. As datas ainda serão detalhadas. “O Ministério já está organizando isso, vai depender do calendário. Também teremos professores para São José dos Campos. Estamos ampliando lá também”.

O evento também marcou o retorno do ministro Camilo ao Ceará, após ter passado mal durante um voo entre Fortaleza e Brasília. O ministro teve suas férias oficializadas no Diário Oficial da União de terça-feira (17). O ex-governador se afastará do cargo entre 23 de setembro e 4 de outubro para reforçar a campanha de seus candidatos no Ceará. Nesta sexta, Camilo participa de evento para autorização da construção de 55 escolas de tempo integral no Estado. As novas unidades estarão distribuídas em 54 municípios cearenses.

IMPLANTAÇÃO

O ITA Fortaleza será implantado gradativamente, no decorrer de 10 anos. O equipamento funcionará na Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aeroporto. As obras para a construção e adequação do equipamento serão realizadas através de convênio entre o Governo do Ceará e o Governo Federal. Contando com a supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP), os projetos para implantação do instituto seguem as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra)

(Opinião)

Últimas notícias