Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 18 anos, consolidando-se como uma ferramenta fundamental na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil. Para o candidato a prefeito de Iguatu, Ilo Neto (PT), essa bandeira está no centro de seu plano de governo em um possível mandato.
O impacto da legislação é inegável, mas a luta pela defesa dos direitos das mulheres continua sendo um desafio em diversas esferas políticas.
Ilo Neto destaca a importância de parcerias com o governo do Estado para o avanço das políticas de proteção às mulheres. "Nosso objetivo é prestar assistência psicossocial e jurídica à população feminina vítima de violência doméstica na cidade de Iguatu. Não mediremos esforços na busca por investimentos para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e combate à violência doméstica", afirma o candidato à Prefeitura de Iguatu.
Um dos principais focos de seu plano de governo é a manutenção da Casa da Mulher Cearense de Iguatu, um equipamento inspirado na Casa da Mulher Brasileira e coordenado pela Secretaria das Mulheres do Ceará. O equipamento oferece suporte integral às mulheres que enfrentam situações de violência e é referência no país.
O candidato petista reforça que em seu projeto para reconstruir o município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, está o compromisso firme com a garantia da dignidade das mulheres e a expansão dos serviços de apoio como prioridade de sua gestão.