Um Pólo Industrial Automobilístico será implantado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, com cerca de R$400 milhões em investimento e 255 empregos diretos na primeira fase.
O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta sexta-feira (9), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, responsável por aprovar a lei que deu origem ao anúncio.
O Polo iniciará as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil. No complexo serão produzidos veículos eletrificados e/ou híbridos, por encomenda de terceiros. Os primeiros veículos devem sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025.
A instalação do Pólo Automobilístico foi possível após a aprovação do Programa Mobilidade Verde, o Mover, uma Lei Federal que passou na Câmara por 380 votos a favor e apenas 26 contrários.
“Estamos mostrando como se faz um governo que pensa no desenvolvimento econômico sem deixar de lado as preocupações com o clima. Esse anúncio de hoje é fruto de um trabalho da nossa liderança na Câmara ao aprovar o Mover, e também uma prova do talento e excelente gestão do governador Elmano”, disse Guimarães.
O Mover estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões.
Além da geração de empregos, que deve chegar nos próximos anos a 9 mil postos de trabalho — diretos e indiretos —, o empreendimento potencializa a formação de profissionais no Ceará e o desenvolvimento de tecnologia para o setor.