A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza na próxima quarta-feira, dia 10, solenidade de outorga de Título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor, escritor e ativista, Gilberto Passos Gil Moreira. O evento será realizado no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri, às 18h.
A proposição para o Título é de autoria do ex-reitor da URCA, Professor Francisco do Ò de Lima Júnior, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário, pela importância e o legado do artista e ex-ministro da Cultura, e foi apresentada em julho do ano passado e apreciada pelos integrantes do conselho.
A justificativa para a concessão do título, destaca a importância de Gilberto Gil como um dos mais importantes músicos brasileiros, como cantor, produtor musical, escritor e ativista da cultura nacional. A trajetória de Gil, conforme ressalta o professor Lima Júnior, sempre buscou a defesa inarredável e democratizada da cultura e da sua diversidade como patrimônio do povo.
O docente faz um resgate do contato do artista com a região do Cariri, e afirma que no Cariri cearense e na URCA, em particular, Gilberto Gil atuou durante a gestão da Reitora, Professora Violeta |Arraes Gervaiseau, contribuindo nesta defesa e atuando em ações importantes de valorização das identidades territoriais.
“Esteve em espaços e debates que planificaram projetos importantes da URCA, como os preparativos e mobilizações para a elaboração do Projeto Bacia-Escola, que por sua vez desdobrou nos movimentos e processos de criação do Geopark Araripe”, disse.
O cantor ainda deu importante contribuição no fortalecimento da Fundação Casa Grande e promoveu a cultura e a história regional do Cariri em diversos campos das artes, através de inúmeros trabalhos de visibilidade e resgate de ícones como Luiz Gonzaga e sua obra, Espedito Seleiro e Patativa do Assaré.
Ainda se agrega para a concessão do título, o encontro entre o amplo papel desempenhado pela URCA e a obra de Gilberto Gil. “Nossa instituição tem como missão contribuir para a transformação da região do Cariri e do Centro-Sul cearenses, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando como agente ativo nesse processo, em sintonia com as aspirações das comunidades locais, produzindo e disseminando conhecimento em prol do desenvolvimento regional sustentável”, explica professor Lima Júnior. Ele ainda ressalta que Gilberto Gil é fonte de inspiração para profissionais e para a instituição.
A concessão do Título de Doutor Honoris Causa é acontece através de apresentação de proposta justificada, a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região ou do país.
Shows e homenagem a Gil
Ainda no dia 10, a partir das 20h30, o Terreiro das Artes vai receber Bem Gil e a Banda Fogo Eterno, composta por Moreno Veloso, Mãeana, Guigga e Luiza Britto, com show em homenagem a Gilberto Gil.
Os artistas que integram o grupo são conhecidos por suas contribuições na união da música popular brasileira com os estilos contemporâneos, e toda versatilidade e criatividade na indústria musical.
A apresentação integra a programação de outorga do Título de Dr. Honoris Causa à Gilberto Passos Gil Moreira, pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
Atenção! A programação é gratuita, aberta ao público e sujeita à lotação do espaço.
SERVIÇO:
O Centro Cultural do Cariri é um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomirantece.
Centro Cultural do Cariri, Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, Nº 01 - Gisélia Pinheiro (Batateiras), Crato - CE.