Sem definir quem será o vice na chapa encabeçada por André Barreto, o Partido dos Trabalhadores (PT-Crato), agendou para as 15 horas deste sábado (3/8), sua convenção municipal. André Barreto é nome escolhido pelo ministro Camilo Santana com aval do atual prefeito Zé Aílton Brasil (PT), que não pode ir pra reeleição por estar no cumprimento do segundo mandato consecutivo.
A escolha do vice tem gerado impasse no grupo político da base do governo estadual em Crato. Enquanto lideranças que compõem a base querem um representante na chapa majoritária, o PT Ceará fala em chapa pura, ou seja com dois petistas compondo a chapa da situação. Um desgaste desnecessário que pode romper laços políticos criados lá trás em 2014 e que resultou na eleição e reeleição de Zé Aílton Brasil.
Mas ao que tudo indica, o prefeito perdeu as rédeas do controle da sua própria sucessão. Embora tenha procurado manter a base unida com sua pretensa indicação do promotor de justiça aposentado DR. Leitão (PSB) para a vice de André Barreto, tal vontade parece não prevalecer. Seu silêncio em indicar o vice, justifica o surgimento de uma chapa pura petista em Crato e o anúncio deve vir até a convenção.
Se vai ser chapa pura ou não é questão de horas ou dias para o eleitor conhecer.
Porém, o risco da base romper é bastante significativo. Cresce a oposição. E a dissidência no grupo é incerta.
.