sexta-feira, 19 de julho de 2024

Fundação Memorial Padre Cícero está provisoriamente sediada no Palácio José Geraldo da Cruz


Na manhã desta sexta-feira, 19, a Fundação Memorial Padre Cícero reabriu a Exposição "Padre Cícero, Servo de Deus", que fez parte da programação dos 113 anos de emancipação de Juazeiro do Norte, na Semana do Município. A exposição estará fixa, assim como o acervo e a biblioteca do Museu Memorial Padre Cícero no antigo prédio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o Palácio José Geraldo da Cruz. 

O horário de funcionamento do museu e da biblioteca é de domingo a domingo, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

O museu funcionou por um bom tempo em espaço cedido no prédio do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, onde também está localizada a sede da Secretaria Municipal de Cultura. A partir desta sexta-feira, a Fundação Memorial Padre Cícero está sendo realocada para o antigo prédio da gestão municipal, até que a reforma do prédio original da Fundação seja concluída.

A Exposição "Padre Cícero, Servo de Deus", segundo Allan de Sá Barreto, curador do Memorial, é composta por peças pertencentes ao sacerdote, como a batina, o cajado e o último lenço utilizado para secar as lágrimas do patriarca. Além disso, inclui peças relacionadas ao falecimento do sacerdote e à guerra de 1914, bem como um espaço com utensílios religiosos usados por Padre Cícero na época do milagre da hóstia. Allan destaca que as peças serão alternadas durante o período em que o museu estiver no local, com algumas expostas e outras sendo trocadas para abranger todo o acervo da Fundação.

O Palácio José Geraldo da Cruz, atual Fundação Memorial Padre Cícero, também conta com a Biblioteca Padre Cícero, que possui livros, pesquisas e materiais sobre o sacerdote e a cidade de Juazeiro do Norte, disponíveis para consulta, principalmente para pesquisadores da área, mas também aberta ao público geral. Só não é possível fazer a reserva dos materiais.

Últimas notícias