O Crato ocupa o segundo lugar em alunos alfabetizados no Brasil. Isso, alcançando 93,55% de um percentual de 97,66% de alunos avaliados. Esse percentual ultrapassa todos os municípios e é importante destacar o nível máximo, alcançando a nota 5. Esse resultado demonstra a garantia do direito a aprendizagem, alfabetização, que compreende até o final do segundo ano do ensino fundamental.
Recentemente, dentro da avaliação do Spaece, o Crato foi classificado com 38 escolas Nota 10, destacando o desempenho nos últimos anos. A avaliação realizada pelo Governo do Estado, premiou 5 escolas cratenses entre as 150 melhores do Estado do Ceará.
O Spaece é um sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará, implementado pela Secretaria da Educação (SEDUC) desde 1992 e analisa as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
É importante destacar que a criança é considerada alfabetizada, quando ela tem a capacidade de entender texto, de interpretar uma história, falar e se expressar com clareza. O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e esse letramento diz respeito à aquisição das habilidades, de fazer uso de leitura nos espaços sociais. Parabéns aos que fazem a educação do Crato, de chegar a esse sucesso do segundo lugar no Brasil em alfabetizados.
Acima da média nacional no Saeb
Recentemente, a rede municipal de ensino do Crato comemorou o resultado histórico de 93,6% nas avaliações do ano de 2023 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) alcançando 93,6% de aprovação. O Crato superou a média do Brasil, do Ceará e também a meta para 2030 no indicador do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.