O deputado José Guimarães (PT-CE) foi homenageado na manhã desta sexta-feira (28) durante um café da manhã promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), em reconhecimento pela aprovação da Lei do PERSE. O parlamentar também ouviu demandas do setor de turismo e eventos no estado do Ceará. O evento aconteceu no hotel Gran Marquise, na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
O líder do governo foi o principal responsável pela aprovação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado em 2021 para ajudar empresas que tiveram de paralisar as atividades durante a pandemia de Covid-19. O texto foi sancionado pelo presidente Lula em cerimônia que aconteceu em Brasília em maio.
O texto estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais, com validade até dezembro de 2026, e beneficia empresas de 30 tipos de atividades econômicas do setor, incluindo as ligadas ao turismo, cultura e esporte.
“O setor de turismo e eventos foi muito prejudicado pela pandemia, vocês foram os primeiros a fechar e o último a abrir. Nós, ao lado do presidente Lula, nos sensibilizamos porque entendemos que essa cadeia é vital para a economia do país, sendo uma das maiores geradoras de emprego, principalmente no nosso estado”, ressaltou o parlamentar.
Além das homenagens, representantes do setor também apresentaram outras demandas, que receberam do parlamentar o compromisso de pautar a discussão em Brasília. Entre elas, o aumento da malha aérea e ofertas de voos para o Ceará.
“Acredito que seja muito importante esse pleito, eu me comprometo em entrar nessa discussão e apresentar em Brasília essa demanda”, destacou ainda o parlamentar.
O evento contou ainda com a secretária do Turismo do Ceará Yrwana Albuquerque; do secretário do Trabalho Vladysson Viana e diversos representantes do setor no Ceará.