A desembargadora aposentada Maria Vilauba Fausto Lopes, de 75 anos, faleceu nesta quarta-feira, 19. Natural do município de Icó, que fica a 383,11 km de Fortaleza, Maria Vilauba atuou por 36 anos na Justiça cearense.Por meio de nota de pesar, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lamentou a morte de Maria Vilauba, que começou as suas atividades na Justiça do Ceará em 1987 e encerrou seus trabalhos em dezembro de 2023.
Maria Vilauba iniciou na sua carreira como juíza substituta da Comarca de Tamboril, nos anos seguintes ela passou pelas comarcas de Baturité e Tauá. Já em Fortaleza ela iniciou em 1996.
Segundo o TJCE em 2012 Maria Vilauba assumiu o cargo de desembargadora do TJCE, sendo eleita pelo critério de merecimento. Durante esses anos em que trabalhou no 2º Grau, ela presidiu a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), bem como já esteve à frente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Núcleo do Depoimento Especial (Nudepe).Além disso, antes de se aposentar, ela era presidente do Comitê Multissetorial para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.