O presidente Lula (PT) deverá realizar no próximo dia 20 de junho reuniões internas com os pré-candidatos do PT para os municípios de Fortaleza – o deputado estadual Evandro Leitão – e de Caucaia – o ex-secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Waldemir Catanho. No encontro, deverão ser tratados temas como a definição de data para a convenção partidária, permitida pela Justiça Eleitoral entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, e demais informações referentes ao lançamento da campanha. O OPINIÃO CE conversou com fonte de dentro do Governo sobre a possibilidade da realização das reuniões.
Em Fortaleza, o presidente deverá tentar conversar com a ex-prefeita Luizianne Lins, então pré-candidata pelo PT. A deputada federal se colocava como uma das principais postulantes ao posto de candidata petista, ao lado de Evandro. Durante a disputa para definir o nome petista, delegados de Luizianne simbolizaram rasgar o crachá de delegado com as mãos, afirmando terem sido vencidos. “Eu sou do PT de esquerda, não isso aí que vocês estão vendo”, disse uma das delegadas.
O objetivo da conversa, portanto, seria para envolver a ex-prefeita na campanha do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Conforme informou a fonte, essa articulação com Luizianne já vem ocorrendo, em passos pequenos, para tentar envolvê-la na discussão e na construção do candidato petista para as eleições deste ano. O governador Elmano de Freitas (PT), aliás, chegou a citar que procuraria a ex-prefeita para uma conversa sobre o assunto, por meio do então secretário da Articulação Política, Catanho, grande aliado da deputada.
Também ao OPINIÃO CE, no entanto, a assessoria de Evandro não confirmou a realização da reunião interna com Lula. Em relação à reunião com Catanho, por outro lado, a assessoria do pré-candidato confirmou o encontro com o presidente. A presença de outras lideranças petistas na conversa ainda não está confirmada.
ELEIÇÕES EM FORTALEZA E CAUCAIA
Em Fortaleza, a disputa pela Prefeitura já conta com pelo menos seis postulantes. Além de Evandro, outros três nomes têm recebido certo destaque nas pesquisas feitas com a população: o prefeito José Sarto (PDT), que tenta sua reeleicão; o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil); e o deputado federal André Fernandes (PL). O senador Eduardo Girão (Novo) e o produtor cultural Técio Nunes (Psol) são outros dois pré-candidatos já postos pelos seus respectivos partidos para o pleito.
Já em Caucaia, Catanho surgiu como o nome para dar continuidade à gestão do prefeito Vitor Valim (PSB), que optou por não tentar a reeleição. Além dele, no entanto, pelo menos outros cinco nomes postulam entrar na disputa: o atual vice-prefeito rompido com Valim, Deuzinho Filho (União Brasil); o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD); a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB); e o ex-comandante da Força Nacional de Segurança e marido da deputada federal Carla Zambelli (PL), Coronel Aginaldo (PL). O também ex-prefeito Zé Geraldo (PDT) é outro que se coloca a disposição do seu partido para a disputa, mas conforme a Justiça Eleitoral, ele está inelegível até 2026.
(Felie Barreto/Opinião CE)