Por Demontier Tenório
Do Site Miséria
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra os 100 anos de nascimento do Dr. Geraldo Menezes Barbosa, que transcorre nesta quinta-feira. Ele nasceu em Crato no dia 6 de junho de 1924 e morreu aos 96 anos de idade no dia 13 de agosto de 2020 em decorrência de uma gastroenterite aguda e pneumonia bronco aspirativa. Foi odontólogo, escritor, professor, radialista, jornalista, pesquisador e vereador em Juazeiro.
O mesmo dirigiu estabelecimento de ensino e emissora de rádio. O jornalismo ingressou na sua vida ainda na adolescência quando ajudava na gráfica do seu pai, na edição do jornal Juazeiro do Cariri. Aos 15 anos Doutor Geraldo publicou seu primeiro trabalho na Revista A Ideia do Liceu do Ceará. Depois assumiu a responsabilidade por uma crônica diária que enviava de Fortaleza e era lida no CRP (Centro Regional de Publicidade) cadeia de alto-falantes dirigida pelo irmão e radialista João Barbosa.
Com o fim do CRP e a inaugurações de várias emissoras de rádio, as crônicas passaram a ser lidas nas Rádios Iracema, Educadora de Crato e, por último e durante muito tempo, na Rádio Progresso. Além das suas tradicionais crônicas, escreveu cinco livros enquanto exercia a atividade como dentista após montar sua clínica odontológica que funcionou por bastante tempo na Rua Padre Cícero perto da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
Nessa época, Doutor Geraldo lançou o Jornal Correio do Juazeiro e se tornou sócio efetivo da Associação Cearense da Imprensa. Incentivado pelos familiares e amigos, o mesmo decidiu abraçar a vida pública quando terminou eleito vereador de Juazeiro e até presidiu a Câmara Municipal. Durante 50 anos, dirigiu a Escola Técnica de Comércio de Juazeiro e sempre foi reconhecido pela sua personalidade e homem de grande credibilidade e simpatia no Cariri e no Ceará.
Ardoroso devoto de Padre Cícero, Doutor Geraldo presidiu o I Simpósio Internacional sobre Padre Cícero e a beata Maria de Araújo. Foi ainda Governador do Lions Clube Internacional, cuja posse aconteceu em São Francisco da Califórnia (USA) e era um homem apaixonado por Juazeiro. Sua esposa Maria José Ratts Barbosa, "Dona Zezé", faleceu aos 91 anos de idade no dia 17 de janeiro de 2019 deixando-o ainda mais debilitado.