Em resultado preliminar, o município do Crato conquista pela décima segunda vez o Selo de Município Verde, obtendo neste ano a melhoria nos resultados, saindo da classificação C para a B, demonstrando um crescimento na responsabilidade com as políticas ambientais e o fortalecimento do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
O NEA está vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem por objetivo implementar e acompanhar projetos e programas de Educação Ambiental no município do Crato, contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente.
Com este resultado, de 125 municípios concorrentes à certificação, 31 serão certificados, e desses, apenas nove cidades com selo B. E, no Cariri, somente o Crato e Grangeiro com a classificação B.
A cada dois anos os municípios participantes do programa passam por estudo técnico e monitoramento de ações, para averiguar o cumprimento dos parâmetros de Sustentabilidade, Exequibilidade, Legitimidade, Confiabilidade e Equidade Seletiva.
A certificação é um estímulo ao fortalecimento das ações de proteção e preservação da fauna e flora do município, além da qualidade de vida da população em ambiente urbano.
Metodologia da Certificação
Os municípios são avaliados a partir da documentação comprobatória conforme o Formulário de Avaliação, que possui 5 eixos temáticos, que são Política Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Saúde Pública, Recursos Hídricos, Agricultura Sustentável e Biodiversidade.