Érica Fonseca/CMFor |
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) instalou, nesta quarta-feira (12), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços prestados pela Enel Ceará em Fortaleza. O início dos trabalhos do colegiado ocorre às vésperas do recesso parlamentar, previsto para iniciar em julho, e após mais de um mês desde que a abertura da CPI foi autorizada pela Casa.
Presidente da Comissão, o vereador Pedro Matos (Avante) afirmou que o colegiado fará um trabalho diferente do desenvolvido pela CPI da Enel da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), cujo trabalhos foram encerrados no início de maio. Segundo ele, o objetivo é trazer um "resultado no final de tudo".
"A nossa intenção é, de fato, fazer um trabalho nas 12 regionais de Fortaleza, já é algo que vai ser diferente da Assembleia. Tentar dialogar nas regionais, escutar a população sobre o que de fato tem acontecido de queda de energias. A população de Fortaleza tem se sentido bastante lesada por conta dos maus serviços da Enel, e, além de tudo isso, a gente quer fazer um trabalho coeso", ressaltou o parlamentar.
Relator da CPI da Enel, PP Cell (PDT) disse que o recesso de julho não deve atrapalhar o andamento dos trabalhos. O intervalo, segundo ele, será utilizado para reuniões internas e levantar as reclamações contra a empresa.
Confira quem são os membros da CPI da Enel na Câmara:
Pedro Matos (Avante): presidente
Márcio Martins (União): vice-presidente
PP Cell (PDT): relator
Kátia Rodrigues (PDT): titular
Ronaldo Martins (Republicanos): titular
Danilo Lopes (PSD): titular
Júlio Brizzi (PT): titular
Segundo o presidente do colegiado, representantes do corpo técnico da Enel e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP) devem ser convocados para oitivas na CPI.