Juazeiro do Norte realizou nesta sexta-feira, 17, a caminhada em alusão ao Maio Laranja. A ação integra o calendário de ações referentes ao mês que marca o combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com a concentração iniciada às 7h30, na Praça Dirceu de Figueiredo (antiga Prefeitura), o trajeto da caminhada seguiu até a Praça Padre Cícero.
A mobilização da campanha ocorre a nível nacional e é engajada por todos os setores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), onde vários representantes de todos os equipamentos e serviços englobados pela Secretaria se unificam num momento para intensificar a divulgação da campanha, bem como, dos serviços que atendem crianças e adolescentes no município.
Em Juazeiro, o Maio Laranja é capitaneado pela Proteção Social Especial (PSE) em conjunto com o Selo Unicef e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). O setor da PSE é o que lida diretamente com situações de violação de direito, dentre elas, as que são os temas da campanha.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josy Lima, frisa que "precisamos observar [todos os sinais] das crianças, dos adolescentes, porque muitas vezes os crimes são cometidos por pessoas próximas. Por isso é importante a presença do professor, do agente de saúde, do Criança Feliz, que estão constantemente em contato com as pessoas e nas residências. Peço aos cidadãos juazeirenses que fiquem atentos! Ao menor sinal de qualquer tipo de violência, Disque 100 ou procure um de nossos equipamentos", reforça.
Com participação expressiva de integrantes, a caminhada do Maio Laranja também obteve boa recepção por parte dos populares durante o trajeto. Além da SEDEST, representantes de várias instituições, como unidades de ensino, Ministério Público e Conselho Tutelar, participaram da iniciativa. Durante o percurso, o ato contou com suporte do DEMUTRAN e Guarda Civil Municipal (GCM).