Rosimeiry Braga é diretora do Colégio Municipal |
O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas decidiu inovar e levar para escola pública experiência de evento literário. Durante os dias 13 e 14 de junho realizará no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti a Mostra da Palavra. O evento tem o objetivo de contribuir com a democratização das leituras, literaturas e dos livros visando promover cultura leitora e cidadania cultural.
A Mostra terá oficinas, rodas de conversas, batalha de rima, sarau, intervenções urbanas, trocaria e doação de livros. Além da comunidade escolar, o evento deverá envolver estudantes de escolas que compõe o Território Criativo do Gesso. A produção tradicional e contemporânea, a nova geração de escritoras e escritores deverão ocupar o espaço escolar durante os dois.
A Mostra reunirá pesquisadoras, escritoras e artistas da palavra, como é o caso de Regiopidio Lacerda, Anilda Figueiredo e Nezite Alencar, da Academia dos Cordelistas do Crato; Luciana Bessa, coordenadora do Nordestinados a Ler; Dextape, Dark Ferreira e Badnell, do Original Rep Kariri; Ícaro Sousa, da Batalha do Cristo. Lana Oliveira, do Slam das Minas Kariri. Preta Poeta e Ricardo Alves do Coletivo Camaradas; Zulmira Alves Correia, designer e escritora, Pam Lopes, poeta e pesquisadora, Carla Cavalcante, psicóloga e idealizadora do projeto “Escuto histórias e indico um livro” e os escritores Jorge Nogueira e Alexandre Lucas.
Para diretora do Colégio Municipal Pedro Felício, Rosimeiry Braga, a mostra é uma oportunidade dos estudantes e professores terem contato com o a diversidade e a produção literária do Cariri. Ela destaca que a escola reforça a sua função social que é possibilitar que conhecimento seja acessível e contextualizado com a realidade.
A presidenta do Coletivo Camaradas, a escritora Estrela do Sul, enfatiza que o diálogo entre os pontos de cultura e a escola é uma parceria essencial para os objetivos da cidadania e da educação escolar. Ela diz que a Mostra da Palavra é um evento que visa valorizar a cidadania cultural, através das potencialidades expressivas e educativas que a literatura pode oferecer e finaliza apontando que é um momento de aproximação dos educandos, artistas e profissionais das letras.
A Mostra da Palavra é uma realização do Coletivo Camaradas, em parceria com o Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, Academia dos Cordelistas do Crato, Slam das Minas Kariri, Batalha do Cristo, Nordestinados a Ler e Centro Cultural do Banco do Nordeste.