O Alcance Enem, uma das frentes de atuação do programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), teve mais de 600 alunos que frequentaram suas aulas em 2023 aprovados para universidades públicas e privadas, tanto por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como por vestibulares. Entre os aprovados está a estudante Isadora Cristina Pinheiro, de 17 anos, aluna da escola pública Dr. César Cals, no bairro Farias Brito, em Fortaleza, que irá cursar Medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
As aprovações, no período de 2021 a 2023, superaram 1.400. O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destaca o número de estudantes atendidos pelo Alcance Enem. "São cerca de 11 mil pessoas que acompanham as aulas do Alcance Enem pela plataforma digital. O programa tem um corpo docente de primeira linha, com professores de qualidade reconhecida, além de um material didático e pedagógico excelente", afirma.
Para o presidente, as aprovações são o reflexo do que é projetado na Assembleia para a sociedade cearense. "Quando nós ofertamos um programa de qualidade, o objetivo é dar oportunidades para que os jovens menos favorecidos possam ter uma perspectiva de vida melhor. A Isadora é um exemplo disso, aluna de uma escola estadual que teve oportunidade de ampliar seus estudos conosco e assim obteve êxito, sendo aprovada para Medicina. Esperamos que com isso possamos fortalecer ainda mais o programa Alcance aqui na Alece", acentua Evandro Leitão.
A deputada Jô Farias (PT), coordenadora-geral do programa Alcance, diz que o sucesso de Isadora deve servir de incentivo para muitos jovens, alunos de escolas públicas, que possuem o sonho de entrar em uma universidade. "Queremos que ela fale de sua conquista, para que outros alunos tenham consciência de que é possível e que o programa Alcance os ajude a conquistar seus objetivos", pontua.
Segundo Jô Farias, a Alece é um Parlamento aberto, que traz o povo para dentro da Casa Legislativa, e o Alcance Enem atua nessa linha, incentivado pela gestão do presidente Evandro Leitão. "É um trabalho de várias mãos. Sou grata de poder coordenar esse programa, pois sabemos que apenas por meio de uma educação inclusiva, plural e de qualidade podemos contribuir para mudar a vida das pessoas, sobretudo os jovens", enfatiza.
O coordenador pedagógico do Alcance Enem, professor Evaldo Lima, lembra que as aprovações têm ocorrido em diversas áreas. "Tivemos o caso de destaque da Isadora em Medicina. Mas outros alunos tiveram êxito em Direito, Psicologia, Engenharia, enfim, em todas as áreas do conhecimento".
Evaldo Lima informa que o Alcance Enem está em plena expansão. "Temos o aulão presencial, que é dado em nosso espaço, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, e transmitido ao vivo pela TV Assembleia. Mas hoje temos também aulas presenciais em 27 núcleos do Alcance distribuídos em municípios do Ceará", assegura. "Ofertamos uma ferramenta educacional e de cidadania gratuita, onde estão todas as aulas do programa Alcance, Enem Simulado, apoio socioemocional, o Alcance Idiomas e o Alcance Profissionalizante", complementa Evaldo Lima.
A estudante Isadora Cristina Pinheiro, que está preparando as malas para se mudar para Maceió, falou da experiência de ter frequentado as aulas do Alcance Enem. "Sempre quis fazer Medicina. O nível dos professores do Alcance e a atenção que eles dão para a gente é sensacional. A plataforma foi fundamental, porque quando eu não podia estar presencialmente, eu tinha toda a aula a minha disposição", explica a futura médica.
Isadora confessa que foi o seu problema de saúde que a levou a querer ser médica, e até mesmo já escolheu em que vai se especializar. "Vou ser médica ortopedista, para ter condição de ajudar outras pessoas que tenham problemas como o meu". A estudante, que convive desde criança com uma doença rara nos ossos, encoraja os jovens e orienta que eles não desistam de seus sonhos. "Corri atrás do meu e, com a ajuda do Alcance Enem, consegui conquistar".
Saiba mais
O Programa Alcance é uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltada para duas linhas de atuação: preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vestibulares e qualificação profissional por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos.
O objetivo principal é contribuir para o ingresso de estudantes da rede de ensino público no ensino superior e no mundo do trabalho, por meio da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de estudantes da rede pública, com um conjunto de ações articuladas na modalidade presencial e na modalidade de Educação a Distância (EaD).