O médico e líder político no Cariri, Raimundo Macedo, agendou para este sábado, dia 1º de junho, nova Ação Social com Raimundão. Será a partir das 8 horas na sede da Loja Maçônica Deus e Humanidade na Rua Professor Valdomiro Ribeiro Lima, 300 no bairro Triângulo. A iniciativa reunirá vários profissionais da área de saúde com consultas médicas, psiquiátricas, com psicólogos, nutricionistas, além de atendimentos odontológicos, enfermagem, massagens e Reiki.
Haverá ainda aferição da pressão arterial, teste de glicemia e atendimento na área social tudo gratuitamente para os moradores do bairro Triângulo e adjacências. Ali estará presente o deputado estadual Davi de Raimundão aproveitando a oportunidade para ouvir o povo e transformar apelos em ações na Assembleia Legislativa. A última ação social tinha sido domingo (26) no Sítio Taquari. Antes, houve uma no centrinho do Novo Juazeiro, no CAIC do Frei Damião, no bairro Pio XII, na Vila Nova e na Betolandiasexta-feira, 31 de maio de 2024
XXIV Festejo Ceará Junino é lançado no Cariri neste sábado (1) com apresentações de quadrilhas juninas e da cantora Karynna, a Braba
Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a vigésima quarta edição do Festejo Ceará Junino chega em 2024 com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”. No próximo sábado (01/06), o público é convidado para participar do lançamento do projeto junino às 17h, no Centro Cultural do Cariri, espaço cultural da rede pública de equipamentos da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.
O evento marca a abertura das celebrações de São João no Ceará e conta com as apresentações da Quadrilha Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, vencedora do último campeonato; da Quadrilha Junina Guaraci, do Crato; e da Quadrilha Santo Antônio, de Barbalha; além da apresentação da cantora Karynna, a Braba. O evento é gratuito e aberto ao público mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha Ceará Sem Fome.
No lançamento, serão divulgados os 21 festejos que ocorrem a partir de 14 de junho em todas as macrorregiões do Ceará. Mais de 200 quadrilhas se apresentam e são julgadas até chegarem nas finalistas que participam do campeonato estadual, entre os dias 25 e 28 de julho, na cidade de Sobral.
O XXIV Ceará Junino é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com parceria da Prefeitura Municipal de Sobral e conta com produção da Assum Preto Produções. O evento conta com apoio institucional do Centro Cultural Cariri, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Apresentações do lançamento
Quadrilha Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
Com o intuito de homenagear os Profetas da Chuva e divulgar ainda mais essa cultura ancestral para que ela não se perca ao longo do tempo, a Nação Nordestina apresenta: Profético. Um espetáculo ambientado no sertão nordestino em um período de seca profunda, tendo o êxodo rural como um fantasma frequente do dia a dia. Entretanto, tudo muda a partir das previsões de um Profeta da Chuva, pois uma nova esperança surge, fazendo o povo acreditar de novo em um período de chuva abundante.
Quadrilha Junina Guaraci (Crato)
Em 2024, a Junina Guaraci traz aos arraiás o espetáculo “Os Causos do Capitão”. Com um enredo inovador e impactante, busca evidenciar a história do rei do cangaço Virgulino Ferreira, o famoso Lampião. A história se desenrola por meio de causos da literatura de cordel e narrativas populares, que une os costumes do povo e o prazer de contar história, com expressões humorísticas da realidade brasileira, transformando em bem-humorado desvario ficcional o destino pós-morte do mítico e controverso personagem.
Quadrilha Santo Antônio (Barbalha)
Em 2024, a Quadrilha Santo Antônio te convida a embarcar numa viagem repleta de magia, encanto, colheita e muita festança. No terreiro da fazenda tem a Quadrilha Santo Antônio, que retrata de modo singelo e cômico a vida dos moradores de uma típica fazenda fictícia de cultura camponesa de São Miguel. A perseverança como a figura central vai traduzir a força e a sua essência, para assim, mostrar que o amor pode desafiar até mesmo o mais duro coração.
Karynna, a Braba
Dona de uma voz potente e de um timbre marcante, Karynna chega como promessa de ascensão no mercado feminino do forró. Cantora, compositora e instrumentista, Karynna é natural de Juazeiro do Norte.
SERVIÇO
Lançamento do XXIV Festejo Ceará Junino
Data: 1º de junho (sábado)
Horário: 17h
Local: no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri
Gratuito e aberto ao público mediante 1kg de alimento não perecível_
Em Tamboril, Guimarães recebe título de cidadão e reforça compromisso com o desenvolvimento do Sertão dos Inhamuns
Em uma série de agendas na Região dos Inhamuns, o deputado José Guimarães, ao lado de diversas autoridade e lideranças regionais, recebeu o título de cidadão do município de Tamboril e participou de inauguração de uma Areninha na cidade.
O líder do governo Lula também fez anúncios durante a solenidade, que aconteceu na Câmara Municipal de Tamboril. De acordo com Guimarães, o presidente Lula deverá visitar o Ceará na segunda Quinzena de junho.
A solenidade de entrega de título de cidadão contou com a presença de diversas lideranças da região. Estiveram presente o presidente da Fetraece, Raymundo Martins, o prefeito Marcelo Mota, além do deputado estadual Jeová Mota, que tem representação na Região dos Inhamuns.
Feliz e emocionado em receber o título de cidadão de Tamboril essa noite. Ao lado do companheiro Raymundo Martins, presidente da Fetraece, do prefeito Marcelo Mota e do deputado Jeová Mota, tenho orgulho de receber essa homenagem e sinto que aumenta o meu compromisso com o povo de Tamboril. Ao lado do presidente Lula, na liderança do governo, vou continuar trabalhando por esse município tão especial. Estamos juntos pelo Tamboril, pelo Ceará e pelo Brasil”, destacou o líder do governo.
Também participaram da solenidade de entrega de título de cidadão o presidente da Câmara, Vanceslau Torres; a vice-presidente do PT Ceará, Anizia Gomes; o presidente do Sindicato doa Trabalhadores Rurais, Jader Cedro (Bibi) e demais lideranças.
Ainda em Tamboril, o parlamentar participou da entrega de uma Areninha no distrito de Sucesso, a sexta Areninha do Governo do Estado inaugurada no município.
Prazo para entrega do Imposto de Renda termina nesta sexta-feira (31)
O prazo para a entrega da
Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 termina nesta
sexta-feira (31), às 23h59. Após esse horário, o sistema
da Receita Federal fica bloqueado para o recebimento das declarações. É
importante não deixar para a última hora, pois sobrecargas no sistema podem
impedir a transmissão do documento. Segundo o
Governo Federal, mais de 32 milhões de declarações foram feitas.
A
penalidade mínima para quem perde o prazo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20%
do imposto devido. Além disso, as declarações atrasadas só poderão ser
entregues a partir das 8h da próxima segunda-feira (3), quando o sistema será
reaberto.
O
processo de entrega da declaração para quem tem uma conta no GOV.BR pode
ser muito mais simples a partir da declaração pré-preenchida. O sistema da Receita já inclui os dados de cada cidadão em
seus devidos campos. Do total de declarações entregues,
cerca de 40% foram realizadas utilizando o serviço do GOV.BR. Nos municípios afetados pelas chuvas intensas no Rio Grande
do Sul, o prazo para entrega da declaração da IRPF foi alterado pela Receita
Federal. Os moradores dessas localidades terão até o 31 de
agosto para entregar a sua declaração. A lista dos municípios está no portal da
Receita.
Mudança no ar - Rádio 100 se torna Rede Aleluia, dedicando quase toda a sua programação ao conteúdo evangélico
A partir de amanhã, 1º de junho, uma mudança significativa ocorrerá na paisagem radiofônica do Cariri. A icônica Rádio 100, sucessora da Rádio Araripe do Crato conhecida por décadas por sua programação variada e popular, terá 20 horas de sua programação extinta e dará lugar à Rede Aleluia, uma rede de rádio brasileira com sede em São Paulo.
A Rede Aleluia, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus e fundada em 6 de junho de 1998, é reconhecida por sua programação dedicada ao conteúdo evangélico. Enquanto alguns podem receber a notícia com entusiasmo, outros podem lamentar a perda de uma voz familiar e diversificada na rádio local.
O programa Bom dia Cariri, que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 7h, continuará na grade da emissora e sob comando do jornalista Roberto Crispim.
Contas de luz continuarão com bandeira verde em junho, sem cobrança de adicional
As contas
de luz dos brasileiros terão bandeira tarifária verde no mês de junho, o
que indica que não haverá cobrança de adicional nas faturas. O
anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A
justificativa para manter as contas sem cobrança extra são as condições
favoráveis de geração de energia em todo o país, devido ao bom nível de
água dos reservatórios das usinas hidrelétricas, não exigindo o acionamento de
termelétricas, que geram energia mais cara.
De acordo
com a agência reguladora, será o 26º mês consecutivo de bandeira verde. Esta é
válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — malha
de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
Bandeiras tarifárias
Criadas em
2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da
geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto
está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas
casas, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a
conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há cobrança extra. Quando são
aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100
quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em março, a
Aneel aprovou uma redução nos valores das bandeiras. Segundo a agência
reguladora, a medida foi aprovada devido ao cenário hidrológico favorável, à
grande oferta de energia renovável no país e “aos alívios verificados no preço
dos combustíveis fósseis no mercado internacional”.
A decisão
determinou a redução para a bandeira amarela de quase 37%, saindo de R$
2,989/kWh para R$ 1,885/kWh. Já para a bandeira vermelha, patamar 1, reduziu de
R$ 6,50/kWh para R$ 4,463/kWh (queda de 31,3%) e, o patamar 2, de R$ 9,795/kWh
para R$ 7,877/kWh (redução de quase 20%).
Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024
A Receita Federal paga
hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 -
mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar a declaração deste
ano - e o valor pago é o maior da história: R$ 9,5
bilhões na conta de 5,5 milhões de pessoas.
O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada a partir da meia-noite de hoje. Se o dinheiro não cair na conta, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB no endereço https://www.bb.com.br/irpf ou pela Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Quem recebe a restituição do Imposto de Renda no 1º lote?
Por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita incluiu os gaúchos na grupo prioritário para receber a
restituição do IR 2024 e
prorrogou o prazo de entrega da declaração para os moradores de cidades
atingidas até 31 de agosto.
Os
primeiros a receber a restituição do IR são os contribuintes do grupo
prioritário. São eles:
- 258.877 Contribuintes com idade igual ou
superior a 80 anos;
- 2.595.933 Pessoas com mais 60 anos;
- 162.902 Contribuintes com alguma deficiência
física ou mental ou moléstia grave
- 1.105.772 Pessoas cuja maior fonte de renda
seja o magistério
- 886.260 mil moradores do Rio Grande do Sul
atingidos por enchentes
- 787.747 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.
Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix- desde que o mesmo seja o CPF - até 15 de maio também vai ter prioridade.
Caixa paga 2º parcela do Incentivo Frequência do Programa Pé-de-Meia nesta sexta-feira (31
A Caixa paga, nesta sexta-feira, 31 de maio,
segunda parcela do Incentivo Frequência do Programa Pé-de-Meia para os
estudantes nascidos nos meses de julho e agosto.
O incentivo frequência, no valor de R$ 200,
será creditado em conta poupança digital, e os valores podem ser movimentados
pelo APP CAIXA Tem.
O estudante pode fazer transferências, PIX e
pagar contas, direto no aplicativo do celular.
Além disso, o aluno pode sacar o valor nos
caixas eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.
Para outras informações, acesse: www.caixa.gov.br/pedemeia.
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Izolda Cela anuncia saída do MEC para concorrer em Sobral
A secretária executiva do Ministério da
Educação (MEC), Izolda Cela(PSB), anunciou a saída da pasta para
disputar as eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito em comunicado
enviado nessa quarta-feira, 29, à sua equipe.
Ex-governadora do Ceará, Izolda é cotada para disputar a
prefeitura de Sobral, com o apoio do atual prefeito Ivo Gomes (PSB).
Ela deixa a pasta às vésperas de acabar o prazo legal para a
desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes do
pleito. As eleições estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo
turno em 27 de outubro (em cidades acima de 200 mil habitantes).
Na mensagem, Cela informou que não
retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira, 2.
Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, o também ex-governador do
Ceará Camilo Santana(PT), e disse que as definições relativas
à candidatura "a Deus pertencem”. O teor do comunicado foi revelado
pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pela Agência
Brasil.
(O Povo)
Cariri será palco da 64ª edição da Feirart
A região do Cariri será palco da 64ª edição da Feirart. Durante três dias, os visitantes terão acesso a produtos de 80 artesãos cearenses, representados por grupos produtivos e entidades artesanais, além de artesãos individuais, de diferentes técnicas artesanais típicas das diversas regiões do Estado. O evento tem início na próxima quinta-feira e segue até sábado (6 a 8 de junho), no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município do Crato. As atividades começam a partir das 16h.
A tradicional feira de artesanato é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), e acontece com o objetivo de valorizar e apoiar a comercialização da produção artesanal cearense. Para a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS, Germana Mourão, neste ano o evento ocupa novos espaços e visa divulgar o artesanato local, em uma ação interligada do artesanato e da cultura.
“A feira vai acontecer em uma época super festiva, com várias festas culturais relacionadas à cultura do local”, ressalta a coordenadora. Ela explica, ainda, que o evento reunirá peças de todo o Estado, mas cerca de 80% dos artesãos que vão participar da feira são da região do Cariri. “É uma super valorização do artesanato da região. O objetivo é gerar renda para os artesãos e, também, divulgar a região em vários aspectos: culturais, turísticos e muito mais. Vamos ter um espaço gastronômico, oficinas”, completa.
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, reforça que a realização da feira em outra região faz parte de um trabalho de regionalização das políticas públicas. “Com a feira, estamos ao mesmo tempo valorizando a cultura daquela região, promovendo um intercâmbio de saberes e movimentando recursos na economia local”, pontua.
A titular da SPS acrescenta que durante a feira, um grupo de lojistas do eixo Rio-São Paulo vai ao Cariri conhecer de perto o artesanato e seus artistas. “Essa é uma ação de fortalecimento do mercado. Convidamos esses compradores para que eles conheçam não só nossos produtos, mas também os artesãos, suas histórias e influências. Tudo isso também faz parte da peça que está sendo comprada”, destaca.
A estimativa é que 3.500 pessoas participem do evento diariamente. A feira reunirá peças em diferentes tipologias, entre elas estão couro, fios e tecidos, fibra vegetal e argila. Os saberes e tradições serão compartilhados com o público por meio da programação de oficinas artesanais de argila (modelagem); fios e tecidos (bordado à mão); e madeira (pintura). A Feirart contará, ainda, com programação musical e área de alimentação.
Exposição Racar
A edição contará com um espaço em homenagem ao artesão caririense Raimundo Caetano Rodrigues, popularmente conhecido como mestre Racar. A exposição reunirá algumas de suas produções, em memória do artesão que faleceu em 2024.
“Racar é um grande artista popular do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, que é a maior associação de artistas populares que temos no Cariri e no Ceará. Ele morreu aos 58 anos, e é um dos artesãos que a CeArt levou para Paris, onde aconteceu a primeira exposição da arte popular cearense, no Carrossel do Museu do Louvre”, ressalta a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS.
Sua produção representava, através do entalhamento na madeira, elementos do folclore do Sertão do Cariri, como lendas populares, religiosidade e o cenário urbano de seu cotidiano.
Programação
Quinta-feira (6 de junho)
16h - Abertura da Feira e Cadastro feirantes
17h - Cerimônia de Abertura
18h - 1ª Oficina da Noite
20h - Apresentação Musical - CeArt
21h - Encerramento
Sexta-feira (7 de junho)
16h - Abertura da Feira e Cadastro feirantes
18h - 1ª Oficina da Noite
20h - Apresentação Musical - CeArt
21h - Encerramento
Sábado (8 de junho)
16h - Abertura da Feira e Cadastro feirantes
18h - 1ª Oficina da Noite
20h - Apresentação Musical - CeArt
21h - Encerramento
Serviço
64ª Feirart - edição Cariri
Quando: 6 a 8 de junho, de 16h às 22h
Onde: Centro Cultural do Cariri Sérvulo
Esmeraldo, Crato
(Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1,
Gizélia Pinheiro - Batateiras)
Entenda como ficam as regras com o fim da ‘saidinha dos presos’
Antônio Cruz\Agência Brasil |
Com o fim das saídas temporárias de presos
para visitar a família ou participar de atividades que contribuem para o
convívio social, o detento agora só terá direito ao benefício se for cursar
supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior. Com 314 votos na Câmara
e 52 votos no Senado, parlamentares derrubaram os dispositivos vetados pelo
Executivo que mantinham a "saidinha". O advogado criminalista Bruno
Feldens explica as mudanças.
“Antes a lei de execução penal previa que o
preso em regime semiaberto poderia ter autorização para saída temporária sem
vigilância, para visitar a família, estudar ou participar de qualquer atividade
que ajude no retorno ao convívio social”, esclarece:
“Essa saída era autorizada por um juiz
competente permitindo que o preso passasse 7 dias fora da cadeia, em feriados
nacionais e/ou datas comemorativas como Dia das Mães. Agora, com a derrubada do
veto presidencial, essa saída fica restrita para aqueles que irão estudar, não
sendo mais permitido a saída para convívio com a família e reinserção social”,
explica.
Na opinião do advogado especialista em direito
criminal Carlos Maggiolo, o resultado é satisfatório. Para ele, a saidinha pode
até ser uma medida que busca ressocializar o preso, mas na prática, ele entende
que a alternativa só aumenta a sensação de insegurança da população.
“Esse lado humanitário deles acaba levando
toda a sociedade brasileira a essa situação caótica que nós vivemos nas ruas,
em que o pai de família não pode sair de casa, em que sai para trabalhar não
sabe se vai voltar”, analisa.
O outro
lado
Na opinião do advogado criminalista Guilherme
de Almeida, a questão das saidinhas temporárias precisa ser analisada de forma
mais profunda para saber se o efeito é realmente tão reprovável.
“Quando se coloca na balança — olha de mil
pessoas que saíram 8 não voltaram dessas 8 que não voltaram uma praticou um
delito todos os outros 100 serão punidos pelo erro dessa uma pessoa que
praticou um delito. Obviamente fazendo isso de uma maneira micro, no macro ela
fica muito maior. Então deveria se fazer um estudo”, observa.
Bruno Feldens, que também é advogado
especialista em direito criminal, acredita que proibir a saidinha não resolve o
problema quando se observa que apenas uma parcela pequena não retorna.
“Os dados estatísticos demonstram que cerca de
95% dos condenados beneficiados com a saída retornam ao presídio conforme a
determinação. Contudo, ocorreu um ou outro caso de repercussão em que presos
beneficiados com a saída voltaram a delinquir no período que estavam fora ou
não retornaram”, relata.
Segundo Feldens, uma das funções declaradas da
pena é a ressocialização. “A inserção do preso na sociedade de forma paulatina
já estava previsto antes da derrubada do veto, e cumpriria essa função. Os
dados ainda demonstram que embora não fosse de forma perfeita, a medida era
importante nesse sentido”, salienta.
Já o advogado criminalista Carlos Maggiolo
entente que, por mais que as estatísticas apontem um número pequeno de
ocorrências de crimes, ainda assim é uma quantidade significativa que volta às
ruas cometendo delitos.
“No último Natal, por exemplo, dos presos que
saíram, 5% não retornaram. Parece um número pequeno, mas esse 5% representam
2.600 presos que aproveitam esses dias de saidinha para cometerem sequestros,
roubos, furtos e tudo mais”, lamenta.
Judicialização
Os especialistas acreditam que o governo pode
vir a contestar a decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do
executivo.
O criminalista Guilherme de Almeida acredita
que a decisão vai levar a discussão para o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Teremos mudanças também com relação a isso, mas isso vai depender de ações
constitucionais ou não”, ressalta.
Bruno Feldens entende que a decisão é
inconstitucional e que ainda via chegar ao STF a decisão final sobre o assunto.
“Parece que a lei da forma que está após o veto ser inconstitucional é que o
tema pode chegar ao STF”, afirma.
A lei tem origem no PL 2.253/2022, que passou
pelo Senado no início do ano. O senador Sergio Moro (União-PR) foi o autor da
emenda que permitiu a saída de presos para estudar. A partir de gora, os
trechos que foram vetados pelo executivo serão promulgados e passarão a fazer
parte da Lei 14.843, de 2024, que trata da saída temporária dos presos. A
derrubada do veto se deu por 314 votos a 126 na Câmara, com 2 abstenções; e por
52 votos a 11 no Senado, com 1 abstenção.
Lívia Azevedo\ Brasil 61
Governador Elmano entrega Parque da Cidade requalificado, em Barbalha
O governador Elmano de Freitas, ao
lado do deputado Fernando Santana, ambos do PT, entregou nesta quarta-feira
(29), o novo Parque da Cidade, em Barbalha. O equipamento será palco de eventos
populares do município e do Cariri. A entrega ocorreu após obras de
requalificação e ampliação, e marcou o início da tradicional Festa do Pau da
Bandeira de Santo Antônio, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro. Os
festejos acontecem no município até 13 de junho, com expectativa de receber 500
mil pessoas.
A
solenidade também teve as presenças das secretárias Onélia Santana, da Proteção
Social, e Augusta Brito, da Articulação Política; entre outras autoridades.
O Governo do Ceará investiu mais
de R$ 17 milhões para deixar o Parque da Cidade moderno e com mais espaços para
atividades culturais, esportivas e de lazer. As obras foram executadas exclusivamente
pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), após intermediação do deputado
Fernando Santana, junto ao ex-governador Camilo Santana e agora concluído na
gestão Elmano de Freitas.
Na solenidade, o governador
reforçou o apoio para alavancar o potencial de Barbalha para o turismo
religioso e cultural do Cariri. “A população merece um local bonito para ir se
encontrar, praticar esportes, celebrar suas festas bonitas, como a de Santo
Antônio. As pessoas trabalham muito e têm o direito ao lazer, à alegria. Um
Parque como esse faz diferença na vida da cidade e no desenvolvimento da
região. Nós fazemos obras para cuidar das pessoas”, destacou Elmano de Freitas.
Onélia Santana, secretária
da Proteção Social, falou que o espaço tem equipamentos do Mais Infância Ceará,
programa desenvolvido pela SPS, para reforçar a convivência das famílias e o
desenvolvimento das crianças. “É dever do Estado garantir saúde, educação e
lazer. Portanto, o Parque é um espaço para a convivência, oportunidade e
desenvolvimento”, garantiu.
PSB lança pré-candidatura de Leonardo Araújo e Júnior Holanda em Palmácia
O ex-deputado estadual Leonardo Araújo foi oficializado pré-candidato a prefeito de Palmácia pelo PSB. No último dia 28, o PSB Ceará fez o anúncio, durante solenidade comandada pelo presidente estadual da sigla, Eudoro Santana. Leonardo Araújo terá como vice Júnior Holanda, importante líder político do município e do Maciço de Baturité.
A senadora Augusta Brito
representou o governador Elmano e Freitas na cerimônia, que teve ainda a presenças
dos prefeitos
Davi Campos (Palmácia), Rafael Marques (Pacatuba), Átila Câmara (Maranguape), Telvânia Brás (Paramoti), Davi
Benevides (Redenção) e Robert Viana (Mulungu).
Os pré-candidatos Lucas Arruda (Mulungu) e Eliene Brasileiro (General Sampaio) também estiveram presentes prestigiando o evento.
Hospital Infantil Maria Amélia é reinaugurado
Com a presença de centenas de pessoas, o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (HIMA) foi reinaugurado nesta quarta-feira, 29. O equipamento, que estava em reforma desde 2018, foi entregue aos juazeirenses após seis anos de espera. A unidade possui 2.886 m² de área construída, com capacidade para atender cerca de cinco mil crianças e adolescentes por mês.
O prédio leva o nome de Maria Amélia, juazeirense e a primeira mulher a ocupar a presidência de um banco no Brasil. Após seis anos funcionando de forma provisória nas instalações do Hospital Estephânia Rocha Lima, os profissionais e pacientes receberam um prédio todo reestruturado, com equipamentos e mobília novos.
O HIMA agora dispõe de mais de 40 leitos, sendo cinco destinados a casos de sofrimento psíquico, quatro consultórios médicos, sala de urgência, farmácia, sala de pequenos procedimentos e mais de dez salas de enfermaria. Há ainda uma sala de medicação, espaço para observação, brinquedoteca, além das salas para realizar exames laboratoriais, testes do pezinho e da orelhinha. Ao todo, são mais de 100 ambientes para atendimento infantojuvenil.
A cerimônia de reinauguração emocionou Maria Izaneti Tavares, profissional que trabalhou na unidade desde que ela era conhecida como Antigo Pronto Socorro Infantil do Cariri (Psic). “Hoje fico feliz de estar aqui vendo esse acontecimento, com esse hospital sendo inaugurado da forma que está, com uma estrutura maravilhosa, bem equipada que vai ser muito útil para as crianças”, comemora.
A unidade contará com o trabalho de aproximadamente 180 profissionais, como clínicos gerais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pediatras, enfermeiros e médicos especialistas em pediatria. A expectativa é que, nos próximos meses, o HIMA também realize cirurgias de média complexidade. “Em um futuro muito próximo, temos a meta de realizar cirurgias de média complexidade. Estamos passando pelo processo de habilitação das nossas salas. Vamos trabalhar para trazer esse recurso de volta para Juazeiro. Este hospital tem porte e capacidade para isso. Entregamos essa grande obra, mas sabemos que ela pode ser muito mais”, afirma Andrea Landim, titular da Secretaria de Saúde. Além do espaço para urgência e emergência, o hospital disponibiliza ambulatório para atendimento eletivo.
Segundo Cícera Leite, moradora de Juazeiro do Norte, a entrega é motivo de festa. “Esperamos muito tempo por esse hospital e está lindo, vai fazer bem para a nossa população”, afirma.
Para rememorar a trajetória de quem contribuiu para a construção do histórico Hospital Infantil Maria Amélia, a Prefeitura de Juazeiro do Norte homenageou os trabalhadores mais antigos do equipamento. Para Zilma Santos, ex-técnica de enfermagem e aposentada, é um orgulho ter feito parte da história do hospital. “Eu estou aposentada, mas sempre vou ser funcionária do Maria Amélia”, brinca. Também foram entregues réplicas da placa de reinauguração para amigos e familiares da homenageada.
De acordo com o gestor municipal, Glêdson Bezerra, Juazeiro passa por uma nova página. “Os desafios para a entrega desse hospital foram superados, e hoje temos a alegria de entregar para a população esse equipamento”, celebra.
A solenidade contou com a presença da Banda de Música Padre Cícero, além de apresentações culturais. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo prestigiaram esse momento que marca uma nova etapa na saúde infantojuvenil no município.
O HIMA contou com parte de convênio entre o Município e o Governo do Estado e fica localizado na Rua São Paulo, 2215, Santa Tereza.