A sucessão do prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), começa a ganhar fôlego. O secretário de Articulação Política, Waldemir Catanha (PT) é o novo nome a entrar na disputa, após Valim anunciar publicamente que não vai concorrer à reeleição. O atual gestor comunicou em suas redes sociais que pretende anunciar até semana o próximo dia 28, que vem compor a chapa que concorrerá à sucessão no Município.
Nesta terça (20), o prefeito se reuniu com praticamente todos os vereadores do Município. A intenção é informar quem será candidato a prefeito e também a vice. Estavam presentes 22 dos 23 vereadores de Caucaia, quatro secretários municipais e Catanho.
Waldemir Catanho é personagem estratégico no governo Elmano de Freitas (PT) e tem sido, desde o início da trajetória, o principal auxiliar político de Luizianne Lins. A deputada é pré-candidata a prefeita de Fortaleza e citada como opção também em Caucaia.
A hipótese de lançar Catanho surgiu não na gestão Valim, mas no Governo do Estado. Seria um meio de resolver o impasse no PT, que tem hoje cinco pré-candidaturas a prefeito, mas duas como as mais cotadas: Luizianne e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Este último tem recebido sinalizações de preferência do Palácio da Abolição.
São cotados para a chapa situação em Caucaia:
Lia Gomes (PDT), deputada estadual
Luizianne Lins (PT), deputada federal
Salmito Filho (PDT), secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado e deputado estadual licenciado
Waldemir Catanho (PT), secretário da Articulação Política do Estado
Dr. Tanilo (PDT), presidente da Câmara Municipal de Caucaia
Vanderlan Alves (União Brasil), vereador e candidato a deputado federal mais votado em Caucaia na última eleição
Silvio Nascimento, secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia, ex-vereador e que, como suplente, chegou a assumir mandato de deputado estadual
(Com informações do jornalista Érico Firmo/O Povo)