sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Câmara de Juazeiro do Norte: vereadores cobram intervenções após estragos causados pelas chuvas e contestam informação divulgada por secretária

Foto: Lucas Vieira 


Os estragos causados pelas últimas chuvas em Juazeiro do Norte estiveram entre os assuntos discutidos na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15). Na ocasião, oito vereadores abordaram o problema durante o Pequeno Expediente, quando fizeram requerimentos cobrando reparos nos bairros mais afetados.

O vereador Dr. Victor Lacerda (PSB), por exemplo, disse que vem cobrando, desde o ano passado, a elaboração de um plano de atuação em situações de emergência provocadas pelas chuvas. Ele solicitou, ainda, uma força tarefa para recuperar vias afetadas pelas enchentes, principalmente nos bairros São José, Triângulo, Cidade Universitária e Frei Damião.

“Que a Seinfra [Secretaria de Infraestrutura] nos envie os planos de contingência e ação e, ao mesmo tempo, execute para que a população tenha ciência e não passe por transtornos maiores durante esse período chuvoso que está se aproximando”, disse Dr. Victor.

Os vereadores fizeram, também, cobranças à Enel Distribuição. O presidente Capitão Vieira Neto (MDB) trouxe reclamações sobre oscilações e quedas de energia, que ficaram recorrentes nestas chuvas de pré-estação. Ele acionou os órgãos de fiscalização, além de deputados estaduais e federias, pedindo uma intervenção urgente.

Vereadores desmentem secretária

No Grande Expediente, vereadores repudiaram o documento assinado pela secretária municipal de Saúde, Andréa Landim, que culpa a Câmara pelo atraso no pagamento do piso da enfermagem a profissionais do Centro de Nefrologia de Juazeiro (CNJ). Segundo a secretária, um projeto que autorizaria o pagamento da complementação estaria engavetado na Câmara.

Ao tomar conhecimento, o presidente Capitão Vieira Neto desmentiu a informação e assegurou que o município não encaminhou ao legislativo nenhuma matéria sobre o assunto. Para o chefe do Legislativo municipal, o posicionamento da titular da Saúde foi um ato de desrespeito ao Poder Legislativo.

“Isso é um absurdo, é uma mentira deslavada. Nós não podemos aceitar isso. O município, através do prefeito, das suas secretarias, eles teimam em colocar a culpa em todo o mundo, eles tentam colocar a culpa por todos os seus, pela sua incompetência na Câmara de Vereadores ou em gestões passadas. Esse projeto não tramita aqui , esclareceu.

Missionário sobre à tribuna

A convite do vereador Ivanildo Rosendo (DC), o missionário Leonardo Farias Silva pediu o apoio dos parlamentares para representar Juazeiro do Norte em uma jornada missionária na Bósnia, onde ocorrerá um evento com católicos de todo mundo, no próximo dia 18 de março. “Terei a oportunidade de levar Juazeiro além fronteiras, reconhecendo a figura do Padre Cícero em terras distantes”, afirmou.

Ordem do Dia

Todos os três projetos de lei (PLOs) incluídos na pauta desta quinta-feira (15) foram aprovados por unanimidades. O PLO 409/23 assegura ao usuário do transporte público municipal o pagamento de passagem via PIX, enquanto o PLO 412/23 cria o selo “Amigo do Turismo” e o PLO 413/23 reconhece de utilidade pública a associação Missão Alcance.

Últimas notícias