A Justiça determinou a anulação da prova para o Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, em Juazeiro do Norte, no Cariri. As informações são do Ministério Público do Ceará (MPCE), que entrou com a ação pelo cancelamento do processo seletivo.
Segundo o órgão, foram feitas diversas denúncias de irregularidades na aplicação do exame. O MPCE afirma ter recebido, na semana seguinte à seleção, relatos de estudantes realizando a prova em grupos e com o uso de celulares para fazer pesquisas e enviar mensagens.
Outras reclamações envolveram a cobrança de matérias que não estavam incluídas no edital, superlotação em salas de aplicação do exame e aplicação de provas idênticas em turnos distintos.
Com isso, o MPCE solicitou à Justiça, em dezembro de 2023, a anulação do exame. A decisão favorável foi tomada pela 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte. A sentença se aplica às provas de seleção do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.A Justiça determinou ainda que seja realizada uma nova prova em, no máximo, 30 dias, para essas séries. Em caso de descumprimento, o colégio está sujeito a multa diária de R$ 10 mil.
Após a sentença, o MPCE solicitou que seja permitida a realização da prova apenas pelos candidatos que compareceram na data original, em 26 de novembro de 2023. O pedido ainda não foi avaliado pela Justiça.