Foto: Dario Gabriel/Alece |
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (13), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para entrega da Medalha de Mérito Parlamentar 13 de maio a Francisco Quintino Vieira Neto, titular da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP). A solenidade atendeu a requerimento do deputado Fernando Santana (PT).
Nascido em Tauá, Francisco Quintino Vieira Neto é engenheiro civil graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1983. Com larga carreira no serviço público estadual na área da Infraestrutura, teve passagem como titular em três secretarias do município de Sobral e foi consultor para a área de construção e fiscalização da Procuradoria Regional do Trabalho (7ª Região–CE), além de diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que presidiu a solenidade, afirmou que Quintino Vieira é uma das figuras públicas mais atuantes dos últimos 20 anos no Ceará e um homem que trabalhou para que obras em todas as regiões do Estado saíssem do papel.
“As casas legislativas têm algumas missões, como fiscalizar e legislar. Mas também temos outro compromisso, que é tornar o Parlamento mais próximo do cidadão. Além disso, temos o dever de reconhecer aqueles que se destacam pelo seu trabalho e dedicação ao povo do Ceará e você, Quintino Vieira, é uma dessas pessoas, uma referência de espírito público”, completou.
O deputado Fernando Santana, requerente da solenidade, destacou o zelo e compromisso de Quintino Vieira durante os seus 45 anos de serviços prestados ao Estado do Ceará. Santana informou que o homenageado foi titular de três secretarias municipais de Sobral e, por onde passou, ofereceu demonstrações de trabalho, comprometimento, seriedade e honradez no que faz.
“Quintino está disposto, sempre dentro da legalidade, a superar todas as burocracias para entregar obras e benefícios que melhoram a qualidade de vida dos cearenses”, salientou.
Já o deputado Romeu Aldigueri (PDT) salientou que Quintino Vieira é um profissional de exímia competência técnica, responsável por orquestrar obras públicas com eficiência. O parlamentar lembrou da sensibilidade de Quintino em repassar para os mais jovens sua história de vida, como força motriz para superarem dificuldades e crescerem profissionalmente. “Que você continue nesta missão de trabalhar para os cearenses, trazendo obras que beneficiem a população e faça o Ceará crescer cada vez mais”, ponderou.
Francisco Quintino Vieira Neto agradeceu a homenagem recebida pela Alece e destacou que tem se dedicado, durante toda a sua vida, a trabalhar em prol dos cearenses.
“Atuo no serviço público desde 1973, quando consegui meu primeiro emprego como estagiário em uma secretaria da Educação. Em 1978, fui efetivado, sempre dedicado a servir o governo do Estado e o povo do Ceará. Anos depois, fui chamado para Sobral, para ser secretário de Cid Gomes durante oito anos. Ao sair de lá, fui reconhecido por Camilo Santana, que me chamou para atuar como secretário da Casa Civil”, lembrou.
“O Ceará, durante seis anos, foi o Estado que mais investiu em obras no Brasil, e eu divulgo essa informação com muito orgulho, porque obra gera trabalho e renda. Quem mais precisa de emprego é o Ceará e o cearense. Diariamente, geramos 55 mil empregos diretos e 300 mil indiretos e, por isso, a gente não pode parar, pois o cearense merece respeito, dedicação e resultado. Agradeço a todos que estão aqui e o respeito que o Estado tem com a SOP”, assinalou.
Também compuseram a mesa da solenidade Zezinho Albuquerque, secretário de Estado das Cidades e representante do governador Elmano de Freitas; a deputada Juliana Lucena (PT), 1ª secretária da Mesa Diretora da Casa legislativa; e Júnior Castro, prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece, representando todos os prefeitos do Estado do Ceará.