O Instituto de Educação Médica - IDOMED, através do laboratório de Tanatologia e a Faculdade Estácio, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde de Juazeiro do Norte promoveram uma ação conjunta de responsabilidade socioambiental e de qualidade de vida no último sábado, 02 de dezembro.
O evento reuniu mais de 100 voluntários, entre médicos e alunos, oferecendo diversos serviços à comunidade escolar do bairro Campo Alegre. Na ocasião, a população teve acesso a escutas ativas, atividades lúdicas, orientações e informações sobre educação e saúde e claro atendimento médico. Estiveram presentes profissionais de seis especialidades (pediatria, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia e clínico gera, além de profissionais da nutrição, psicologia e orientação farmacêutica.
Pelo menos 200 pessoas, entre adultos e crianças foram atendidos no mutirão realizado na Escola Municipal Professora Odete Oliveira Monteiro. A dona de casa Maria Aime de Melo Silva, aproveitou a oportunidade para consultar os filhos e garantir os exames que estavam pendentes. “Hoje está sendo um dia muito gratificante, ter todo esse atendimento pertinho de casa é uma honra, sem falar que eu estava precisando realizar uns exames e não conseguia vaga no Posto de Saúde. Hoje saiu daqui já com o encaminhamento e a garantia dos exames”.
A ação faz parte da curricularização da extensão do Instituto de Educação Médica – Idomed de Juazeiro do Norte. “Enquanto escola médica, a gente precisa entregar para comunidade muito daquilo que ela trás pra gente. O nosso objetivo só é alcançado se a comunidade conseguir usufruir junto conosco. Nós temos nessa ação mais de 20 profissionais que cancelaram suas agendas nos consultórios para estarem aqui esta manhã de forma voluntária e junto com eles nossos alunos que vão do primeiro semestre ao internato. Certamente, esse envolvimento de professores e alunos em prol da comunidade mostra que estamos trilhando um caminho muito próspero”, destacou a gestora do Idomed, Cícera Janielly.
O médico Felipe Garibian é um bom exemplo da importância da proximidade com a comunidade ainda no meio acadêmico. A primeira atuação do médico foi ainda enquanto estudante. Hoje ele volta à ação, mas como clínico geral. “ É muito gratificante poder estar junto com a comunidade e hoje, em especial, junto com a faculdade onde eu tive minha formação e agradeço muito por tudo que passei lá. Foi onde tive contato com as primeiras ações sociais. É muito gratificante!” destacou.
Mais do que médicos, o papel da instituição é também formar grandes cidadãos. O acadêmico Lucas da Costa é um bom exemplo disso. Aluno do 5º período de medicina, Lucas trocou o estetoscópio pela roupa do Papai Noel. Através do lúdico e aproveitando toda a magia do Natal, o estudante levou mais do que cuidado médico, ele proporcionou às crianças um brilho especial no olhar. “Esse ano foi um ano muito importante pra mim, tive a oportunidade não só de conhecer a medicina, mas também de me apaixonar ainda mais por ela. E ter a chance de participar de uma ação como essa, que é cuidar também da saúde mental através do lúdico, tem sido muito gratificante. Certamente, é um momento que eu acredito que está impactando mais na minha vida do que na dos pequeninos. Saio daqui renovado!”