O deputado federal José Guimarães (PT) aparece na lista de nomes que poderão assumir a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores. Atualmente, a posição é ocupada pela deputada federal Gleisi Hoffmann. No entanto, há possibilidade de que a parlamentar possa ser incorporada ao time de ministros do presidente Lula (PT).
Conforme aliados, o chefe do Executivo sinalizou que deseja ter uma mulher à frente do Ministério da Justiça e que precisa de um nome de confiança. Por este motivo, Gleisi aparece como forte cotada.
Ainda que não assuma o cargo, petistas acreditam que ela pode ser chamada para liderar outra pasta. Dentre os nomes ventilados para assumir o posto de Gleisi, estão:
José Guimarães (CE)- líder do PT na Câmara
Rui Falcão (SP)- presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Humberto Costa (PE)- senador
Além desses três nomes, o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, também passou a ser considerado e tem apoio de parlamentares. Reservadamente, petistas dizem que ele tem potencial para assumir a presidência do partido e representaria uma renovação da sigla.
Outro cenário possível é a presidente do PT substituir Rui Costa à frente da Casa Civil, ou Wellington Dias na pasta do Desenvolvimento Social. A previsão é que Lula realize uma nova reforma ministerial no início do ano que vem.