Foto: José Leomar/Alece |
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na manhã desta segunda-feira (04/12), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A solenidade atendeu requerimento dos deputados Lia Gomes (PDT), Procuradora Especial da Mulher da Alece, e De Assis Diniz (PT).
Em depoimento enviado para a solene, a deputada Lia Gomes reforçou a importância da participação dos homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. “O momento contribui para a reflexão sobre uma sociedade patriarcal que privilegia homens e oprime mulheres”, assinalou a parlamentar.
A Procuradoria Especial da Mulher, conforme observou Lia Gomes no documento, atua em várias frentes para erradicar todos os tipos de violência de gênero. Ela sugeriu um pacto para erradicar as opressões sofridas pelas mulheres. “Nós precisamos de um pacto que envolva a todos os homens e mulheres para superarmos as causas que perpetuam a desigualdade de gênero”, defendeu.
O deputado De Assis Diniz salientou que o caminho para romper o ciclo de violência contra a mulher é o reconhecimento do machismo nas relações sociais. Para ele, o comportamento persiste nas relações familiares, profissionais e na política. “Hoje na Assembleia Legislativa de 46 deputadas, apenas nove são mulheres. Isso é um reflexo da visão machista que se estruturou na sociedade e a Procuradoria é um dos caminhos para debater política pública em defesa da mulher”, avaliou.
O juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Tiago Dias da Silva, que falou em nome dos homenageados, acentuou que é uma honra participar da sessão solene da Alece. O magistrado assinalou que a homenagem também é para outros homens que se empenham na missão de respeitar a condição do sexo feminino. “Eu fico muito honrado com a homenagem. Sempre digo que na minha carreira no serviço público tenho trabalhos que me orgulham, mas participar de projetos relacionados ao enfrentamento da violência de gênero é o que mais me honra”, acrescentou.
A presidente da UVC Mulher, vereadora de Tianguá Magnólia Aragão (PSD), agradeceu a participação do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), vereador de Umirim, Antônio Bastos Braga Filho, o Toim Braga, na luta em defesa das mulheres. A parlamentar acentuou o esforço do colega para a construção de mais políticas públicas em prol das mulheres. “Ele é muito esforçado. Não fica só na palavra, mas veste a camisa e encoraja as mulheres. O Toim abraçou a causa”, enalteceu.
O assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ilário Marques, salientou que o avanço civilizatório passa pela igualdade de homens e mulheres. Ele disse ainda que a classe política é o grupo que deve dar o exemplo.
O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Toim Braga, celebrou o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher. Ressaltou que o órgão realizou 1ª Marcha em Defesa das Mulheres este ano, atendendo sugestão da vereadora de Umirim, Magnólia Aragão (PSD). Ele destacou que o encontro mobilizou as mulheres de todo o Estado.
Foram homenageados na solenidade o juiz de direito titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Maracanaú, doutor César Morel de Alcântara; o integrante do Grupo de Apoio das Vítimas de Violência (GAVV), major José Messias Mendes Freitas; e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Antonio Bastos Braga Filho.