Em continuidade às melhorias das unidades do Judiciário no Interior com finalidade de promover aumento da capacidade para atender a demanda processual, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, entregou nesta segunda-feira (20), mais uma reforma com a instalação da 2ª Vara Cível de Brejo Santo. Com a ampliação, a Comarca agora conta com três Varas, duas cíveis e uma criminal. Além disso, também foi inaugurada a Central de Atendimento Judicial para facilitar os serviços ao cidadão.
“A instalação da nova Vara era uma demanda local e vai agilizar a tramitação dos processos. Essas melhorias visam o atendimento mais célere às partes e advogados. É uma conquista do município e o Tribunal atende por compreender que é uma solicitação justa para conferir a celeridade que as pessoas precisam”, explicou o desembargador.
O juiz Niwton de Lemos Barbosa, que assume a 2ª Vara Cível, disse que a inauguração da unidade trará mais celeridade processual à população de quatro comarcas agregadas. “Hoje é um dia muito importante para o Poder Judiciário e para o jurisdicionado não só de Brejo Santo, mas de Porteiras, Jati e Penaforte. Agora com a 2ª Vara Cível, creio que haverá um aumento significativo na força de trabalho aqui, com uma melhor especialização e isso aponta para uma maior celeridade. Ratifico e reitero os agradecimentos por ter conferido essas melhorias aqui em nossa Comarca”.
A diretora do Fórum de Brejo Santo, juíza Samara Costa Lima, elogiou a atual Administração do TJCE. “A sua Gestão é um marco para a história do Tribunal de Justiça e também para o município de Brejo Santo e mais outras quatro comarcas agregadas. Creio que essas paredes são privilegiadas. Hão de presenciar, com certeza, uma bela história do Judiciário aqui nesta Comarca. Judiciário que cresce, evolui e torna-se cada vez mais humano. Galgaremos índices cada vez mais elevados de ordem e disciplina e integração da vida em sociedade porque iremos contar com um Judiciário mais aparelhado e mais atuante na aplicação do Direito.”
Já a Central de Atendimento do Judiciário (CAJ) instalada no Fórum local representa o início do plano de expansão da Central para as comarcas do Interior. Até 2030, todo o Estado do Ceará estará estruturado e uniformizado promovendo o acesso à Justiça de maneira mais ampla e inclusiva.
TÍTULO DE CIDADÃO
Durante a solenidade, o desembargador Abelardo Benevides foi agraciado com o Título de Cidadão Brejossantense. “Sinto-me feliz em receber tamanha homenagem. Brejo Santo está no meu coração. Agradeço muito a receptividade de todos e saio muito contente daqui”, externou. Além dele, o desembargador José Lopes Araújo Filho recebeu a homenagem.
Na ocasião, a prefeita do município, Gislaine Landim, também se manifestou. “O seu currículo, presidente Abelardo, já diz tudo. Agradecemos em nome de todos os munícipes. O senhor vai se tornar um irmão, um filho da nossa terra, e a amizade, a gratidão e o respeito continuarão. Hoje Brejo Santo está em festa por recebermos tantas pessoas importantes, tantos desembargadores, uns com laços de amizade, de família, e isso nos faz muito felizes.”
Os desembargadores do TJCE, Everardo Lucena Segundo e Francisco Jaime Medeiros Neto, e o juiz da recém-criada 2ª Vara Cível, Niwton de Lemos Barbosa, receberam a Comenda Honra ao Mérito Coronel Basílio Gomes, concedida pela Câmara Municipal de Brejo Santo.
Presentes ainda os juízes Luiz Sávio de Azevedo Bringel e Carliete Roque Gonçalves Palácio; vice-presidente da Ordem dos Ado Brasil (OAB-CE), Cristiane do Vale Leitão; deputado estadual Guilherme Landim; vice-prefeito de Brejo Santo, João Bosco Sampaio; e o presidente da Câmara Municipal de Brejo Santo, vereador Ranilson Tavares Neves Júnior.,