A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) contará com um estande institucional na 67ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) e vai organizar o Complexo da Agricultura Familiar, com cerca de 80 expositores, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária. O espaço corresponde a 30% do evento, que acontece de 12 a 19 de novembro no parque de exposições Governador César Cals, em Fortaleza.
O secretário executivo da pasta estadual, Marcos Jacinto, destaca a importância da Expoece. “A Expoece tem se consolidado como uma das maiores exposições agropecuárias do Nordeste e para 2023, a expectativa é muito positiva, não só pelo espaço de exposição de animais, mas principalmente também pelo espaço de realização de negócios. A projeção é que a agricultura familiar mantenha o seu espaço nessa exposição e que a gente realmente consiga trazer a maior diversidade possível de produtos da agricultura familiar, como um espaço de gerar visibilidade e de apresentar também a qualidade e a representatividade que tem a agricultura familiar no estado do Ceará”, frisou.
A Expoece, realizada pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), prevê a exposição de mais de 5 mil animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos. O número representa um aumento significativo em relação a 2022, quando cerca de 4 mil animais foram expostos.
“A Expoece é hoje no Estado do Ceará a exposição agropecuária que reúne o maior número de animais num único espaço. Na região Nordeste, ficamos atrás apenas de duas exposições realizadas no Rio Grande do Norte e na Bahia. Por isso, nós que fazemos a Associação dos Criadores do Ceará, acreditamos em um significativo aumento no volume de negócios gerados nos oito dias da Expoece 2023”, destaca o presidente da Associação dos Criadores do Ceará (ACC), Braga Almeida.
Além da quantidade de animais, a Expoece mescla tradição com modernidade e apresenta as tendências mais recentes de feiras do segmento agropecuário. Um dos destaques da programação é o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda em que é necessário separar o gado de um curral para outro. Além disso, o evento inclui uma série de concursos de raças de diversas espécies, como o nacional das bovinas Jersey e Pardo Suiço, sendo esta última avaliada por um juiz norteamericano; a nordestina do cavalo mangalarga; e o julgamento ranqueado das raças Santa Inês (ovino) e da Anglo-Nubiano (caprino).
A SDA recebe manifestações de interesse para participação de agricultores familiares, cooperativas, associações da agricultura familiar e povos de comunidades tradicionais na 67ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) até 16h desta terça-feira (7). O evento contará com o Complexo da Agricultura Familiar, entre outros espaços.
Conforme o edital, os documentos dos candidatos devem ser enviados à Comissão de organização da Expoece 2023, exclusivamente no expoece2023@sda.ce.gov.br. Os expositores que tiverem documentação aprovada e forem selecionados terão seus nomes divulgados em relação divulgada no site da SDA, no dia 9 de novembro.