Os 62 anos do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará foram enaltecidos em sessão solene realizada nesta segunda-feira (13). Durante a solenidade, requerida pelos deputados Moésio Loiola (Progressistas), Sérgio Aguiar (PDT), Simão Pedro (PSD) e Lia Gomes (PDT), foram lembrados os jornalistas que passaram pelo comitê e ressaltado o papel da imprensa na atualidade.
O Comitê de Imprensa da Alece foi fundado em setembro de 1961, vinculado à Primeira-Secretaria da Mesa Diretora. Seu objetivo é promover os profissionais de imprensa para livre exercício de suas funções, emitir credenciais para jornalistas externos que necessitem realizar coberturas especiais na Casa, entre outras atribuições.
Considerando o papel da imprensa na vida da população, o deputado Moésio Loiola disse que o Ceará é “uma máquina de produzir boas ideias políticas”. Para ele, as ações praticadas no Estado desde 1986 têm mudado a cara do Ceará, e a imprensa tem um papel de grande importância ao transmitir esses fatos para a sociedade.
Durante a cerimônia, foram homenageados o atual presidente do comitê, jornalista Macário Batista, e o jornalista Newton Pedrosa, in memoriam, que presidiu o comitê por três gestões.
Macário Batista também enalteceu o comitê e aquilo que a imprensa “simboliza”, em sua compreensão. “Representamos empresas, jornalistas e, acima de tudo, o que nos direciona é a crença de que falando a verdade é possível ‘ser’, e é esse sentimento que nos move”, pontuou.
A solenidade contou com a presença da deputada Jô Farias (PT) e representantes da Casa Civil do Estado e da Associação Cearense de Imprensa.