quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Comitiva internacional de parlamentares visita a Alece para conhecer o modelo de gestão da Casa


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na nesta  quarta-feira (8), comitiva formada por cerca de 20 parlamentares dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai e de estados brasileiros como Sergipe e Paraíba. Eles estão participando da 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece até sexta-feira (10), no Centro de Eventos. O objetivo da visita às dependências da Alece foi conhecer de perto o modelo de gestão do Parlamento cearense, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“Para nós, da Alece, receber um grupo tão plural de legisladores é uma honra. Todos são muito bem-vindos, e espero que tenham uma boa experiência em conhecer nossas estruturas, assim como nossos projetos e ações. Esse momento de troca de experiência é uma pequena mostra do que vai acontecer na Conferência da Unale, onde cerca de duas mil pessoas estarão discutindo e apresentando ideias sobre o futuro das casas parlamentares”, comentou o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

A comitiva foi recepcionada inicialmente pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que detalhou aos parlamentares a atuação do Legislativo cearense, além das funções fundamentais de propor, discutir, aprovar e fiscalizar leis. “Desde 2021, a gestão da Assembleia leva aos departamentos da Casa a diretriz de que todos os processos realizados têm que ter foco nos ODS. Para isso acontecer, implantamos o Comitê de Responsabilidade Social, que realiza esse acompanhamento”, destacou a primeira-dama, em sua apresentação.

Na sequência, a comitiva circulou pelo anexo III da Alece, onde funcionam as estruturas do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social, do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, da Casa do Cidadão, Procon Assembleia e Sala do Empreendedor.

Cristiane Leitão também explicou aos visitantes as ações e projetos acessíveis no campo da educação, como o programa Alcance Enem e os cursos de idiomas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), além de destacar a atuação da Procuradoria Especial da Mulher. “Este é um dos mais importantes departamentos da Casa para a construção de uma cultura de paz”, finalizou.

A deputada Carminha Paiva, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, disse que o exemplo da Alece pode servir de modelo para outros parlamentos. “É uma oferta de serviços muito extensa e bem próxima à população. Seria bom ter essas estruturas replicadas na Assembleia de Sergipe”, frisou.

Outro momento de destaque foi a chegada da comitiva internacional ao Plenário 13 de Maio. Os parlamentares visitantes presenciaram uma sessão plenária com votação. Eles foram anunciados e recepcionados pelo presidente Evandro Leitão, que estava na Mesa Diretora, e fizeram muitas fotos e vídeos da arquitetura do edifício e da dinâmica da sessão. Nesse momento, a comitiva foi apresentada e interagiu com os demais deputados cearenses.

A visita prosseguiu ao gabinete da presidência, onde os legisladores conversaram entre si sobre os temas da Conferência da Unale e sobre a experiência de vivenciar a rotina do Parlamento cearense. “Estou impressionada, sobretudo com o Departamento de Saúde e Assistência Social. O que a Assembleia do Ceará está fazendo aqui é muito valioso”, enalteceu Sara Kalaoram, chefe de gabinete do Capitólio do estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Ao fim da visita, o presidente Evandro Leitão concedeu entrevista à imprensa e convocou os colegas a participarem ativamente da programação da Conferência da Unale. “Vamos discutir o tema principal, que são as prerrogativas do Parlamento estadual, mas também teremos a oportunidade de mostrar para todos os estados brasileiros e para colegas de outros países tudo o que a Alece tem realizado no conceito do parlamento aberto, com uma aproximação maior da população cearense”.

Últimas notícias