Nesta sexta-feira, 24/11, a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados (CDHMIR), presidida pela deputada Luizianne Lins, aprovou proposta de emenda para o Plano Plurianual Participativo 2024 - 2027 (PPA) destinada a estruturação da Política Nacional de Cuidados, no valor de R$ 2,7 bilhões.
A Política Nacional de Cuidados visa a assegurar o direito ao cuidado, promover a corresponsabilização social pelos cuidados, garantir a autonomia e independência das pessoas que necessitam de cuidados e incentivar o bem-estar e a qualidade de vida de todas e todos. A ideia é construir e fortalecer políticas públicas que possam garantir desde benefícios monetários, até tempos para o cuidado, como licença maternidade e paternidade. Uma série de políticas públicas com o objetivo de garantir condições adequadas de vida e de desenvolvimento desses públicos que precisam de cuidados e, do mesmo modo, liberar o tempo das famílias, principalmente das mulheres, para que elas possam também se dedicar a outras esferas da vida.
A deputada Luizianne Lins reafirma a importância da política do cuidado, inclusive para a economia: “A política de cuidados precisa ser visibilizada e as várias formas de trabalho reconhecidas e valorizadas. É importante e necessário valorar o trabalho não remunerado e torná-lo visível perante o Estado”, afirma.
Essa pauta também está presente no PL 638/2019, de autoria da ex-deputada federal Ana Perugini (PT/SP) e da deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), que propõe a inclusão da economia do cuidado no sistema de contas nacionais, reafirmando a importância do cuidado que as mulheres exercem todos os dias, reconhecendo a dupla jornada das mulheres, que não é contabilizada e as coloca em desvantagem em situações como a aposentaria, por exemplo.
O que é o PPA?
O PPA define diretrizes, programas, objetivos e metas para orientar a atuação governamental no quadriênio, refletindo políticas públicas e planos já existentes e em processo de formulação.