Quarenta e três prefeitos do Ceará ligados ao senador Cid Gomes (PDT) decidiram nesta nesta terça-feira, 14, pela saída do PDT. Entre eles está o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. O bloco cidista está em rota de colisão com a direção nacional do partido, sob comando do deputado federal André Figueiredo, e a ala liderada por Ciro Gomes, irmão de Cid e Ivo.
Outros três prefeitos ainda não informaram se sairão: os de Assaré, José Libório Leite Neto, Araripe, Cicero Ferreira da Silva, e de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa. A lista dos 43 que decidiram sair não foi informada.
"Em virtude dessa situação de perseguição, de ofensas, de agressões... Dos 54 prefeitos do PDT no Ceará, 46 se fizeram presentes e, depois de ouvir os prefeitos, as prefeitas, os deputados, vice-prefeitos, vice-prefeitas, ex-prefeitos, ex-prefeitas, lideranças, na hora de decidir, 43 já decidiram sair do PDT. Os outros três que estavam presentes e no momento da decisão já tinham saído ainda estão sendo contatados para saber se eles de fato vão querer sair, vão decidir pela saída do PDT", afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, deputado estadual licenciado e escolhido porta-voz do grupo após a reunião.
Salmito disse que o grupo irá também se filiar em massa ao partido que Cid Gomes decidir seguir. O senador está hoje na presidência estadual do PDT, por decisão da Justiça, mas a direção nacional quer destitui-lo.
"Todos que se manifestaram reconheceram na pessoa do senador Cid Gomes, na liderança do senador Cid Gomes, a liderança principal e que irão seguir a sua orientação, a sua definição", disse Salmito.
Cid e os aliados se reuniram nesta terça no hotel Gran Marquise, na Beira Mar, em Fortaleza. O senador queria adiar a decisão, mas, segundo aliados, foi pressionado pelos prefeitos a encaminhar já uma definição de saída.
Os pedetistas dissidentes ainda decidiram pela formação de um grupo jurídico. Eles não informaram para qual partido deverão seguir. A vereadora Enfermeira Ana Paula afirmou que já recebeu convites do Republicanos, PSB e Podemos. O presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana, também já disse que os parlamentares são bem-vindos no partido. (O Povo)