segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Vem pra Alece abre as portas do Parlamento para a população com serviços, cultura popular e shows

Foto: Dario Gabriel/Alece

A primeira edição do Vem pra Alece, realizado na manhã deste domingo (22/10), contou com muita cidadania, com serviços e orientações para a população, além de música e cultura popular. 

A programação foi aberta com vivência em musicoterapia com a participação de crianças do Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e dos visitantes. Em seguida aconteceram as apresentações das manifestações culturais, como os fantoches da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e apresentação da esgrima em cadeiras de rodas, organizada pelo  Ciadi. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), falou sobre a importância do Vem pra Alece no sentido de estar abrindo as portas para a população - promessa feita quando assumiu a Presidência da Alece - e devido à integração com os outros poderes, Executivo e Judiciário. 

“Estamos celebrando nesta manhã um momento tão bacana que o Parlamento estadual está abraçando a nossa população. Temos aqui nessa primeira edição do Vem pra Alece, em Fortaleza, visitas guiadas pelo plenário e outros espaços do Legislativo estadual, serviços de cidadania, rodas de conversas, todos os serviços ofertados pela Alece. Estamos apresentando a Assembleia para a população de Fortaleza e de todo o Ceará. É um momento que  nos orgulha bastante e nos honra por estarmos tendo esse contato direto com o povo, e a população está tendo a oportunidade de acompanhar tudo que está sendo feito pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”, afirmou.

O parlamentar acrescentou que o conceito que pretende criar na Assembleia Legislativa vai além do papel de fiscalizar e legislar, mas também é o de ter a sensibilidade de estar mais próxima da população, abrindo as portas do Parlamento para mostrar o que está sendo feito na Casa em termos de serviços.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou os serviços ofertados pelo Comitê de Responsabilidade Social à sociedade, como serviços de saúde mental, de empreendedorismo, de impacto social, de sustentabilidade, além da área de saúde e segurança, destinados a todos os servidores da Casa e também para a sociedade cearense. 

“Com muita honra informo que a Assembleia Legislativa do Ceará recebeu a adesão do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e é hoje a única Assembleia do País que faz parte do Pacto Global da ONU, e isso foi possível porque a nossa gestão é toda baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU. Isso é abrir as portas do Parlamento para toda a sociedade, para todas as pessoas, por isso esse reconhecimento da ONU”, afirmou. 

O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, reitera o papel da Alece em estar mais perto do cidadão e cidadã. "O deputado Evandro Leitão coloca em prática o discurso do Parlamento aberto, dialogando com a sociedade. Considero o evento uma festa da cidadania, que possibilita ao cidadão conhecer os palcos onde são discutidas as leis que impactam a sociedade, onde fazem a política pública. É um congraçamento da população cearense, em poder visitar o palco, que é dela, onde acontece a dinâmica dos seus deputados. É uma grande festa promovida pelo deputado Evandro Leitão e pela primeira-dama, Cristiane Leitão", ressaltou.

Fabrício Machado destacou ainda o protagonismo da Alece em vários aspectos. Entre eles, o reconhecimento da Casa entre as quatro casas legislativas mais transparentes do País, a partir de levantamento da Transparência Internacional Brasil.  Fabrício Machado lembrou também da presença dos órgãos de fomento à cidadania, como o Comitê de Responsabilidade Social, que expôs sua atuação na 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), em Genebra, na Suíça, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

PÚBLICO

A gerente de loja Denise Castro, que mora no Conjunto José Walter, trouxe o filho David Castro, de sete anos, para participar das atividades. “Muito interessante essa programação de atendimento de saúde em conjunto com as apresentações de várias manifestações culturais, como o Reisado, que muita gente não conhece mais”, afirmou.

Paula Roberta Nunes de Oliveira, que trabalha na área administrativa, veio do bairro Granja Portugal a convite da associação de moradores do bairro, com o filho Artur, de sete anos. Para ela, o Vem pra Alece é um evento que causa um impacto muito grande na vida da comunidade de Fortaleza, em particular das crianças, em especial daquelas com autismo. “E, com isso, a gente está conhecendo mais a Assembleia Legislativa, que com essas atividades do Vem pra Alece realmente abriu a Casa para o povo”, destacou.  

Quem trouxe também o filho, Bernardo, de um ano e nove meses, para o Vem pra Alece, foi o atendente Jonatas Brito, que mora no bairro Jardim América. Ele e a esposa, Ivna Brito, souberam da iniciativa da Assembleia Legislativa pelas redes sociais e, como gostam de uma programação mais ao ar livre e da interação com as pessoas, resolveram vir com o filho participar desse momento. 

“Achei muito interessante o espaço de sustentabilidade, com a doação de plantas, e o espaço cultural, que traz manifestações que hoje estão sendo esquecidas pelas novas gerações, como os fantoches e o Reisado”, disse. Ele acrescentou que espera muito que novos eventos como o de hoje possam se repetir.

O mestre Marquinhos Calungueiro, de Icapuí, também se apresentou no espaço cultural do Vem pra Alece. Ele ressaltou que um evento como esse traz muitos benefícios para a cultura do Ceará, porque envolve todo tipo de manifestação popular, com a participação de representantes e movimentos culturais de outras cidades do Estado. “Já participei de outras atividades da Alece, como a Assembleia Itinerante realizada na minha cidade, Icapuí, e hoje estou feliz em participar desse grande evento aqui em Fortaleza em benefício da cultura popular e também da gastronomia do Ceará, já que está com uma feira de produtos do Estado”, destacou.

Também se apresentaram no palco cultural Alice Brasil, com o “Canto do Sol”; o cantor e compositor Tião Simpatia; o cantor Pingo de Fortaleza e a banda Kbra da Peste, encerrando o evento.

A iniciativa contou com apoio do Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará e Sebrae-CE.

Últimas notícias